Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) é o periódico oficial da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e tem como objetivo publicar artigos de pesquisa acadêmica originais na área de Educação em Ciências.
Artigos de pesquisa acadêmica são aqueles que relatam estudos empíricos ou teóricos e que trazem claras contribuições para o conhecimento da área. Em ambos os casos,
- o referencial teórico adotado deve ser apresentado de forma sucinta, mas que permita ao leitor não familiarizado com o mesmo entender como seus principais conceitos foram utilizados e avaliar as relações estabelecidas a partir dos mesmos;
- os objetivos e questões de pesquisa que orientam o estudo devem ser explicitados no texto e justificados;
- a metodologia segundo a qual o estudo foi conduzido (no caso de trabalhos empíricos, tanto para coleta e quanto para análise dos dados) deve ser apresentada de forma detalhada e justificada;
- no caso de trabalhos que envolvem serem humanos, os aspectos éticos que regem este tipo de pesquisa devem ter sido observados e a maneira como isto ocorreu deve ser explicitada;
- as contribuições para a área devem ser explicitadas de forma clara.
Qualquer submissão que contenha relato de experiência ou apresentação de material instrucional de qualquer tipo não será encaminhada para avaliação.
Artigos originais são aqueles não foram publicados em outros meios. Eles podem ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas o texto submetido nunca deve ser (total ou parcialmente) igual aos desses trabalhos. No caso de trabalhos apresentados em congressos, é preciso que o artigo seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.
A área de Educação em Ciências compreende as subáreas de Educação Ambiental, Educação em Astronomia, Educação em Biologia, Educação em Física, Educação em Geociências, Educação em Química e Educação para a Saúde. Considerando que a pesquisa nestas subáreas pode se relacionar a outras áreas (como Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Linguística, Matemática, Psicologia e Sociologia da Educação etc.), artigos focados em alguma delas podem ser submetidos desde que a interface e as contribuições para a Educação em Ciências sejam claramente explicitadas. Qualquer manuscrito que se relacione a alguma das subáreas supracitadas (mas não à área de Educação das mesmas), assim como a aspectos gerais de Educação ou a outras áreas (mas sem relacionamento ou implicação clara para a área de Educação em Ciências) não será encaminhado para avaliação.
O público alvo da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências é constituído de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de licenciatura da área de Educação em Ciências interessados em pesquisas desenvolvidas nesta área.