Ensino de Teatro para estudantes indígenas

um desafio intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1977

Palavras-chave:

Interculturalidade, Ensino de teatro, Educação indígena

Resumo

O presente artigo analisa a prática de ensino de teatro em um contexto de interculturalidade, mais especificamente, no âmbito da educação voltada para estudantes indígenas. A abordagem proposta tem como objetivo problematizar o desafio de proporcionar um ensino que valorize e integre os saberes e a cultura do povo indígena, mas que, ao mesmo tempo, trabalhe com conhecimentos tradicionalmente utilizados no ensino de teatro, dentro e fora da universidade. Como metodologia para tal, será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência concreta da autora ensinando teatro no âmbito do FIEI/UFMG, junto a estudantes de variadas etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos provenientes dos campos da Educação, da Arte-educação e do Teatro. O resultado que se pretende alcançar configura-se não como resposta, mas, antes, como formulação de questões que possam ser guias para futuras reflexões acerca do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Fornaciari, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Christina Fornaciari está vinculada à FaE – Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, onde é Professora de Teatro-educação. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, Mestre em Teorias e Práticas Teatrais pela USP - Universidade de São Paulo, Mestre em Performance pela Queen Mary University of London. Graduada em Direito e formada pelo Teatro Universitário da UFMG, atua no campo da educação na interface entre as Artes Cênicas, a Educação e os Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

FORNACIARI, C. Ensino de Teatro para estudantes indígenas: um desafio intercultural. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 161-182, 2015. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.1977. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1977. Acesso em: 20 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos