Carreiras docentes no stricto sensu

um estudo em instituição privada de ensino superior

Autores

  • Zélia Miranda Kilimnik Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9129-0431
  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Dom Cabral, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Silvino Paulino dos Santos Neto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6945-8736

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2312

Palavras-chave:

Carreira docente, Desenvolvimento docente, Programas stricto sensu

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar resultados de pesquisa destinada a investigar carreiras docentes em programas stricto sensu desenvolvidas junto à instituição privada de ensino superior. Sob um enfoque multidimensional, que abrange impactos de carreira sob diferentes instâncias – pessoal, organizacional e societal –, a pesquisa pode ser caracterizada como de abordagem qualitativa e caráter descritivo-analítico, envolvendo entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a docentes de cursos stricto sensu em Administração de instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Como resultados, constatam-se scripts de carreira que expressam modos de engajamento; dificuldades, conflitos e dilemas; bem como estratégias de encarreiramento direcionadas ao cumprimento de exigências macroinstitucionais. Em suma, conclui-se quanto à percepção dos respondentes quanto ao papel e à relevância das demandas associadas ao cumprimento de metas e resultados delineados pelo órgão de acompanhamento e controle dos programas de pós-graduação – CAPES – no norteamento de seus scripts de carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Miranda Kilimnik, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Administração (UFMG). Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC. Professora aposentada do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Dom Cabral, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Pós-doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Doutor em Administração (UFMG) e em Arquitetura e Urbanismo (UFMG). Pesquisador Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor e vice-coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança da Fundação Dom Cabral.

Silvino Paulino dos Santos Neto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutorando em Psicologia (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisas das Faculdades Promove e Kennedy.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

KILIMNIK, Z. M.; SANT’ANNA, A. de S.; SANTOS NETO, S. P. dos. Carreiras docentes no stricto sensu: um estudo em instituição privada de ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 43–60, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2312. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2312. Acesso em: 23 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos