Carreiras docentes no stricto sensu
um estudo em instituição privada de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2312Palavras-chave:
Carreira docente, Desenvolvimento docente, Programas stricto sensuResumo
Este artigo tem como propósito apresentar resultados de pesquisa destinada a investigar carreiras docentes em programas stricto sensu desenvolvidas junto à instituição privada de ensino superior. Sob um enfoque multidimensional, que abrange impactos de carreira sob diferentes instâncias – pessoal, organizacional e societal –, a pesquisa pode ser caracterizada como de abordagem qualitativa e caráter descritivo-analítico, envolvendo entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a docentes de cursos stricto sensu em Administração de instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Como resultados, constatam-se scripts de carreira que expressam modos de engajamento; dificuldades, conflitos e dilemas; bem como estratégias de encarreiramento direcionadas ao cumprimento de exigências macroinstitucionais. Em suma, conclui-se quanto à percepção dos respondentes quanto ao papel e à relevância das demandas associadas ao cumprimento de metas e resultados delineados pelo órgão de acompanhamento e controle dos programas de pós-graduação – CAPES – no norteamento de seus scripts de carreira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).