Carreiras docentes no stricto sensu

um estudo em instituição privada de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2312

Palavras-chave:

Carreira docente, Desenvolvimento docente, Programas stricto sensu

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar resultados de pesquisa destinada a investigar carreiras docentes em programas stricto sensu desenvolvidas junto à instituição privada de ensino superior. Sob um enfoque multidimensional, que abrange impactos de carreira sob diferentes instâncias – pessoal, organizacional e societal –, a pesquisa pode ser caracterizada como de abordagem qualitativa e caráter descritivo-analítico, envolvendo entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto a docentes de cursos stricto sensu em Administração de instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Como resultados, constatam-se scripts de carreira que expressam modos de engajamento; dificuldades, conflitos e dilemas; bem como estratégias de encarreiramento direcionadas ao cumprimento de exigências macroinstitucionais. Em suma, conclui-se quanto à percepção dos respondentes quanto ao papel e à relevância das demandas associadas ao cumprimento de metas e resultados delineados pelo órgão de acompanhamento e controle dos programas de pós-graduação – CAPES – no norteamento de seus scripts de carreira.

Biografia do Autor

  • Zélia Miranda Kilimnik, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Administração (UFMG). Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC. Professora aposentada do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Dom Cabral, Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Pós-doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Doutor em Administração (UFMG) e em Arquitetura e Urbanismo (UFMG). Pesquisador Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor e vice-coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança da Fundação Dom Cabral.

  • Silvino Paulino dos Santos Neto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutorando em Psicologia (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisas das Faculdades Promove e Kennedy.

Downloads

Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carreiras docentes no stricto sensu: um estudo em instituição privada de ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 43–60, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2312. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2312. Acesso em: 12 dez. 2024.