Ensino de evolução biológica por uma perspectiva integradora

uma proposta didática para formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2383

Palavras-chave:

Formação inicial, Ensino por investigação, Evolução biológica

Resumo

“Como a evolução forjou a grande quantidade de criaturas que habitam o nosso planeta?”. Essa reflexão suscita especulações acerca dos mecanismos de criação e/ou origem das diferentes formas orgânicas existentes ou já extintas do planeta. O darwinismo e a síntese moderna explicam essa diversidade com base nos conceitos de mutação, deriva genética e seleção natural, enfatizando a perspectiva DNA-centrista do processo evolutivo. No entanto, as interações resguardadas entre os genes, organismos e ambientes podem fornecem respostas sobre a concepção da palavra forjar no contexto evolutivo. A partir desses questionamentos acerca da diversidade orgânica e da necessidade de inserir essas discussões na formação inicial, elaboramos uma proposta didática cuja metodologia foi baseada no ensino por investigação. Os exercícios propostos fornecem um esteio inicial para a inserção das questões evolutivas contemporâneas nas salas de aula a partir do levantamento de hipótese, discussões e pesquisas subjacentes a uma concepção integrada e sistêmica do conhecimento biológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Benetti de Oliveira, Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru, SP, Brasil.

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru (UNESP-Bauru). Possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação para Ciência, também pela UNESP-Bauru, onde é membro do grupo de pesquisa em Epistemologia da Biologia. É professora titular da Universidade do Sagrado Coração (USC). 

  • Beatriz Ceschim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, SP, Brasil

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidae Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestra e doutoranda em Educação para Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru.

  • Ana Maria de Andrade Caldeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru), e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Botucatu, mestra em Agronomia – Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação pela UNESP. É professora adjunta no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru, credenciada nos Programas de Pós Graduação em Educação para Ciência e Docência para Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB).

Downloads

Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Thais Benetti de; CESCHIM, Beatriz; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Ensino de evolução biológica por uma perspectiva integradora: uma proposta didática para formação inicial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 242–262, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2383. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2383. Acesso em: 15 mar. 2025.