Transformações no ensino superior

a docência como objeto de estudo

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Formação de professores, Pesquisa em educação

Resumo

O papel social da universidade vem sendo questionado e reformulado nos últimos anos, mediante a reestruturação do trabalho e da produção nas economias globais. Outras diretrizes pedagógicas e didáticas requerem legitimidade na chamada sociedade do conhecimento, desafiando a identidade e a prática dos docentes universitários. Conflitos entre a tradição institucional e essas novas demandas se impõem, pondo em evidência debates sobre democracia e autonomia. Mas o que está em jogo não é apenas se a docência universitária está ou não preparada para essas transformações, senão, como a amálgama de condições, interesses, valores, moralidades, filosofias e conhecimentos de cada professor as perceberá, refletirá e vivenciará. A mobilização e a produção de novos saberes pelos professores, as suas reflexões e a consciência em ação tornam-se imprescindíveis objetos de estudo. As pesquisas que se dispõem a ouvir e a reverberar essas vozes, sistematizando e esclarecendo suas reflexões, ganham cada vez mais sentido e valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Valério, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Avançado de Jandaia do Sul, PR, Brasil.

É graduado (bacharel e licenciado) em Ciências Biológicas, mestre em Educação Científica e Tecnológica e doutorando em Educação para a Ciência. Membro da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), atualmente dedica-se à pesquisa e à atividade extensionista sobre formação de professores e metodologias de ensino. É professor nos cursos de licenciatura na Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

11-07-2018

Como Citar

VALÉRIO, M. Transformações no ensino superior: a docência como objeto de estudo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 263–271, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2403. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de opinião