Trabalhando o Projeto Político-Pedagógico com professores em formação do curso de Ciências Biológicas

relato de uma experiência

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0793-2372
  • Melissa Guerra Simões Pires Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8540-7752
  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4932-1051

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2413

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, Metodologia do ensino, Formação de professores, Ciências, Biologia

Resumo

O artigo constitui-se como relato de uma experiência de trabalho nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de Biologia de um curso de Ciências Biológicas, ministradas em uma universidade privada do Sul do Brasil. Relacionaram-se questões concernentes aos elementos constitutivos do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Para isso, levantaram-se tópicos considerados pelos graduandos como fundamentais e, posteriormente, esses foram confrontados com os projetos elaborados por escolas particulares e públicas. A proposta apontou como relevante aos graduandos a infraestrutura da escola, os conteúdos desenvolvidos, bem como expôs a necessidade de se discutir nos cursos de licenciatura a importância de se perceber a quem se destina a escola e a realidade dela. O trabalho desenvolvido evidencia a importância da discussão para dar voz às inquietações de um professorado em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), graduada em Ciências Biológicas, licenciatura plena e bacharelado, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), e em Pedagogia, Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Melissa Guerra Simões Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Medicina, professora do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Educação, professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

11-07-2018

Como Citar

GALLON, M. da S.; PIRES, M. G. S.; FERRARO, J. L. S. Trabalhando o Projeto Político-Pedagógico com professores em formação do curso de Ciências Biológicas: relato de uma experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 226–241, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2413. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2413. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos