Trabalhando o Projeto Político-Pedagógico com professores em formação do curso de Ciências Biológicas
relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2413Palavras-chave:
Projeto político-pedagógico, Metodologia do ensino, Formação de professores, Ciências, BiologiaResumo
O artigo constitui-se como relato de uma experiência de trabalho nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de Biologia de um curso de Ciências Biológicas, ministradas em uma universidade privada do Sul do Brasil. Relacionaram-se questões concernentes aos elementos constitutivos do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Para isso, levantaram-se tópicos considerados pelos graduandos como fundamentais e, posteriormente, esses foram confrontados com os projetos elaborados por escolas particulares e públicas. A proposta apontou como relevante aos graduandos a infraestrutura da escola, os conteúdos desenvolvidos, bem como expôs a necessidade de se discutir nos cursos de licenciatura a importância de se perceber a quem se destina a escola e a realidade dela. O trabalho desenvolvido evidencia a importância da discussão para dar voz às inquietações de um professorado em formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).