Trabalhando o Projeto Político-Pedagógico com professores em formação do curso de Ciências Biológicas

relato de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2413

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, Metodologia do ensino, Formação de professores, Ciências, Biologia

Resumo

O artigo constitui-se como relato de uma experiência de trabalho nas disciplinas de Metodologia do Ensino de Ciências e Metodologia do Ensino de Biologia de um curso de Ciências Biológicas, ministradas em uma universidade privada do Sul do Brasil. Relacionaram-se questões concernentes aos elementos constitutivos do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Para isso, levantaram-se tópicos considerados pelos graduandos como fundamentais e, posteriormente, esses foram confrontados com os projetos elaborados por escolas particulares e públicas. A proposta apontou como relevante aos graduandos a infraestrutura da escola, os conteúdos desenvolvidos, bem como expôs a necessidade de se discutir nos cursos de licenciatura a importância de se perceber a quem se destina a escola e a realidade dela. O trabalho desenvolvido evidencia a importância da discussão para dar voz às inquietações de um professorado em formação.

Biografia do Autor

  • Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS), graduada em Ciências Biológicas, licenciatura plena e bacharelado, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), e em Pedagogia, Centro Universitário Internacional (UNINTER).

  • Melissa Guerra Simões Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Doutora em Medicina, professora do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Doutor em Educação, professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Escola de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Trabalhando o Projeto Político-Pedagógico com professores em formação do curso de Ciências Biológicas: relato de uma experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 226–241, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2413. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2413. Acesso em: 12 dez. 2024.