A teoria e a prática caminhando de mãos dadas
a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade
Resumo
Relato da experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) do curso de Medicina em Arapiraca/Alagoas (criado no segundo semestre de 2015), acerca da construção de passos fundamentais para a inserção dos alunos da segunda turma (cursando o 1º/2º período) na comunidade e para enfrentar o desafio de atividades sem motivação e com desvalorização do trabalho junto às unidades básicas de saúde. O primeiro momento dá-se nas atividades de conhecimento e construção da cartografia social do espaço de atuação e aprendizado. O segundo momento dá-se no diagnóstico da saúde, em conjunto com a população e os serviços locais, ao buscar caminhos de promoção da saúde e garantias de vida plena. E, no terceiro momento, como parte desse processo, está o reconhecimento dos saberes circulantes na comunidade, num caminho de educação, autonomia, identidade e transformação social. Outros momentos na formação, na inserção e no compromisso docente, discente e institucional são necessários e têm, nessa pequena experiência, os seus inícios e a sua continuidade.
Referências
FARIA, Rivaldo; BORTOLOZZI, Arlêude. Espaço, território e saúde: contribuições de Milton Santos para o tema da geografia da saúde no Brasil. RA’EGA: O espaço geográfico em análise, Curitiba, n. 17, p. 31-41, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
INTERFACE – COMUNICAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO. Botucatu/SP: UNESP, v. 18 Suplemento 2, 2014. ISSN 1807-5762. [Seção de artigos com o tema: Educação, Saúde e Educação Popular, p. 1.161-1.474].
MONKEN, Maurício et al. O território na saúde: construindo referências para análises em saúde e ambiente. In: MIRANDA, Ary Carvalho; BARCELLOS, Christovam; MOREIRA, Josino Costa; MONKEN, Maurício. (org.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.
PEREIRA, Martha Priscila Bezerra; BARCELLOS, Christovam. O território no Programa de Saúde da Família. Higeia – Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde,Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 47-55, jun. 2006.
SANTOS, Milton. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 309-314, jan. 2003.
SOUZA, Aline Corrêa et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora da promoção da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 26, p. 147-153, 2005.
VASCONCELOS, Eymar Mourão. Educação popular nos serviços de saúde. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 1997.
VASCONCELOS, Eymar Mourão. A saúde nas palavras e nos gestos. Reflexões da Rede Educação Popular e Saúde. São Paulo: HUCITEC, 2001.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.