A teoria e a prática caminhando de mãos dadas

a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade

Autores

  • Rafael Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5394-0862
  • Raquel de Lima Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0510-9334
  • Jamile Ferro de Amorim Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2443

Palavras-chave:

Educação, Teoria e prática, Inserção social, Saúde, Docência.

Resumo

Relato da experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) do curso de Medicina em Arapiraca/Alagoas (criado no segundo semestre de 2015), acerca da construção de passos fundamentais para a inserção dos alunos da segunda turma (cursando o 1º/2º período) na comunidade e para enfrentar o desafio de atividades sem motivação e com desvalorização do trabalho junto às unidades básicas de saúde. O primeiro momento dá-se nas atividades de conhecimento e construção da cartografia social do espaço de atuação e aprendizado. O segundo momento dá-se no diagnóstico da saúde, em conjunto com a população e os serviços locais, ao buscar caminhos de promoção da saúde e garantias de vida plena. E, no terceiro momento, como parte desse processo, está o reconhecimento dos saberes circulantes na comunidade, num caminho de educação, autonomia, identidade e transformação social. Outros momentos na formação, na inserção e no compromisso docente, discente e institucional são necessários e têm, nessa pequena experiência, os seus inícios e a sua continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

Graduado em Filosofia e Teologia; mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP)/Atheneu Santo Alberto de Roma; doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente em Teologia pela PUC-SP. Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca.

Raquel de Lima Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do curso de Medicina da UFAL, campus Arapiraca.

 

Jamile Ferro de Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

Graduada em Nutrição e mestra em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutorado em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (FIOCRUZ/PE), em andamento, 2014/2018. Docente substituta do curso de Medicina da UFAL, campus Arapiraca.

 

Downloads

Publicado

11-07-2018

Como Citar

SILVA, R. R. da; SANTOS, R. de L.; AMORIM, J. F. de. A teoria e a prática caminhando de mãos dadas: a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 179–188, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2443. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2443. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos