A teoria e a prática caminhando de mãos dadas

a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade

Autores

  • Rafael Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5394-0862
  • Raquel de Lima Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0510-9334
  • Jamile Ferro de Amorim Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2443

Palavras-chave:

Educação, Teoria e prática, Inserção social, Saúde, Docência.

Resumo

Relato da experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade (IESC) do curso de Medicina em Arapiraca/Alagoas (criado no segundo semestre de 2015), acerca da construção de passos fundamentais para a inserção dos alunos da segunda turma (cursando o 1º/2º período) na comunidade e para enfrentar o desafio de atividades sem motivação e com desvalorização do trabalho junto às unidades básicas de saúde. O primeiro momento dá-se nas atividades de conhecimento e construção da cartografia social do espaço de atuação e aprendizado. O segundo momento dá-se no diagnóstico da saúde, em conjunto com a população e os serviços locais, ao buscar caminhos de promoção da saúde e garantias de vida plena. E, no terceiro momento, como parte desse processo, está o reconhecimento dos saberes circulantes na comunidade, num caminho de educação, autonomia, identidade e transformação social. Outros momentos na formação, na inserção e no compromisso docente, discente e institucional são necessários e têm, nessa pequena experiência, os seus inícios e a sua continuidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

    Graduado em Filosofia e Teologia; mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP)/Atheneu Santo Alberto de Roma; doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e livre-docente em Teologia pela PUC-SP. Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca.

  • Raquel de Lima Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

    Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente do curso de Medicina da UFAL, campus Arapiraca.

     
  • Jamile Ferro de Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, AL, Brasil.

    Graduada em Nutrição e mestra em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutorado em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (FIOCRUZ/PE), em andamento, 2014/2018. Docente substituta do curso de Medicina da UFAL, campus Arapiraca.

     

Downloads

Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Rafael Rodrigues da; SANTOS, Raquel de Lima; AMORIM, Jamile Ferro de. A teoria e a prática caminhando de mãos dadas: a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 179–188, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2443. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2443. Acesso em: 14 jun. 2025.