Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários

Autores

  • Neridiana Fabia Stivanin Universidade Federal de Pelotas (UFPel),Pelotas, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4813-094X
  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet Universidade Federal de Pelotas (UFPel),Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1972

Palavras-chave:

Docentes universitários iniciantes, Formação docente, Programas de inserção profissional

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de professores universitários iniciantes sobre o programa de formação e inserção à docência desenvolvido em uma universidade do Rio Grande do Sul. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa e teve como colaboradores 15 professores universitários, com até cinco anos de docência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e analisados à luz do referencial de Marcelo Garcia (1999, 2009), Mayor Ruiz (2007, 2009), dentre outros. É possível afirmar que programas dessa natureza, quando proporcionam discussões pedagógicas e ajudam na inserção dos professores, tornam-se possibilidades concretas de formação e qualificam o processo de desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Neridiana Fabia Stivanin, Universidade Federal de Pelotas (UFPel),Pelotas, RS, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Gestão Educacional e mestrado em Educação pela UFSM. Cursou doutorado em Educação na Universidade Federal de Pelotas, realizando, no período, estágio doutoral no Ins tuto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Par cipa do grupo de pesquisa Pedagogia Universitária – Formação de Professores na UFPel. Temas de interesse: formação de professores e pedagogia universitária.

Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet, Universidade Federal de Pelotas (UFPel),Pelotas, RS, Brasil.

Possui licenciatura plena em Matemá ca pela UCPel, especialização em Matemá ca pela UFPel, mestrado em Educação pela UFSM, doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pós-doutorado pela mesma ins tuição. Atualmente é professora tular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ação docente.

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Publicado

30-04-2015

Como Citar

STIVANIN, N. F.; ZANCHET, B. M. B. A. Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 67–90, 2015. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.1972. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1972. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos