Ensino de Teatro para estudantes indígenas
um desafio intercultural
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1977Palavras-chave:
Interculturalidade, Ensino de teatro, Educação indígenaResumo
O presente artigo analisa a prática de ensino de teatro em um contexto de interculturalidade, mais especificamente, no âmbito da educação voltada para estudantes indígenas. A abordagem proposta tem como objetivo problematizar o desafio de proporcionar um ensino que valorize e integre os saberes e a cultura do povo indígena, mas que, ao mesmo tempo, trabalhe com conhecimentos tradicionalmente utilizados no ensino de teatro, dentro e fora da universidade. Como metodologia para tal, será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência concreta da autora ensinando teatro no âmbito do FIEI/UFMG, junto a estudantes de variadas etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos provenientes dos campos da Educação, da Arte-educação e do Teatro. O resultado que se pretende alcançar configura-se não como resposta, mas, antes, como formulação de questões que possam ser guias para futuras reflexões acerca do tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).