Ensino de Teatro para estudantes indígenas

um desafio intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1977

Palavras-chave:

Interculturalidade, Ensino de teatro, Educação indígena

Resumo

O presente artigo analisa a prática de ensino de teatro em um contexto de interculturalidade, mais especificamente, no âmbito da educação voltada para estudantes indígenas. A abordagem proposta tem como objetivo problematizar o desafio de proporcionar um ensino que valorize e integre os saberes e a cultura do povo indígena, mas que, ao mesmo tempo, trabalhe com conhecimentos tradicionalmente utilizados no ensino de teatro, dentro e fora da universidade. Como metodologia para tal, será apresentado um estudo de caso, oriundo da experiência concreta da autora ensinando teatro no âmbito do FIEI/UFMG, junto a estudantes de variadas etnias indígenas, aliado ao pensamento de teóricos provenientes dos campos da Educação, da Arte-educação e do Teatro. O resultado que se pretende alcançar configura-se não como resposta, mas, antes, como formulação de questões que possam ser guias para futuras reflexões acerca do tema.

Biografia do Autor

  • Christina Fornaciari, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Christina Fornaciari está vinculada à FaE – Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, onde é Professora de Teatro-educação. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA - Universidade Federal da Bahia, Mestre em Teorias e Práticas Teatrais pela USP - Universidade de São Paulo, Mestre em Performance pela Queen Mary University of London. Graduada em Direito e formada pelo Teatro Universitário da UFMG, atua no campo da educação na interface entre as Artes Cênicas, a Educação e os Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino de Teatro para estudantes indígenas: um desafio intercultural. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 161–182, 2015. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.1977. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1977. Acesso em: 18 dez. 2024.