Entre accomplishments e atividades

mudanças direcionais e o caso dos verbos de editoração

Autores

  • Gabriela Vilela Souza Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luana Lopes Amaral Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.30.4.1964-2014

Palavras-chave:

aspecto lexical, verbos de editoração, incrementalidade, telicidade, mudança

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar e a classificar aspectualmente os verbos de editoração do inglês e do português: to edit/editar ou editorar, to copy edit/preparar, to proofread/revisar, to typeset/diagramar e to format/formatar. Esses verbos se apresentam como um interessante objeto de análise no âmbito do aspecto lexical porque possuem tanto características de accomplishments quanto características de atividades. Esse tipo de comportamento dúbio foi amplamente estudado na literatura sobre aspecto e é normalmente atribuído a propriedades do VP. No caso dos verbos de editoração, porém, a variabilidade da classificação aspectual parece não estar estritamente atrelada ao tipo de complemento, mas à incrementalidade da ação descrita pelo verbo. Assim, para a análise desses verbos, adotamos o modelo bidimensional de representação do aspecto lexical, numa abordagem cognitivo-funcional, propondo que esses verbos possuem propriedades aspectuais que estão na interseção entre accomplishments e atividades. Nossos resultados indicam que os verbos de editoração especificam um tipo de mudança direcional. Assim, eles possuem potencial para serem (re)construídos como mudanças direcionais télicas (accomplishments) ou atélicas (atividades), a depender da forma como o falante pretende descrever o evento de editoração.

Publicado

2024-10-06

Edição

Seção

Semantics: Tense and Aspect, Lexicon

Como Citar

Entre accomplishments e atividades: mudanças direcionais e o caso dos verbos de editoração. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 1964–2014, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.30.4.1964-2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/54703. Acesso em: 24 dez. 2025.