Experiência de uma capacitação virtual durante à COVID-19
Fortalecimento do ensino da história da Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v27i.37354Palavras-chave:
História da Enfermagem, Museus, Ensino, Relações Comunidade-Instituição, COVID-19Resumo
Objetivo: relatar as experiências obtidas com a Capacitação Virtual em História da Enfermagem no período de distanciamento social da pandemia da COVID-19. Método: relato de experiência da construção e execução de uma Capacitação por meio de mídia virtual, desenvolvida no ano de 2020, em uma parceria entre ações extensionistas dos museus das Escolas de Enfermagem de Universidades Públicas Federais/Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Enfermagem. As experiências foram discutidas nos campos da História da Enfermagem e da Educação. Resultados: com um total de 132 inscritos, a Capacitação foi realizada por meio de quatro transmissões ao vivo através do Instagram. A utilização de lives de acesso livre ao público possibilitou alcançar em média 358 pessoas. Os formulários elaborados e distribuídos aos inscritos subsidiaram a estruturação dos conteúdos abordados durante os encontros, a criação de metodologias ativas disponibilizadas aos participantes para apoiar o ensino de História da Enfermagem e também a avaliação final da Capacitação. Conclusão: a Capacitação permitiu contornar as dificuldades impostas pelo distanciamento social e contribuiu para dar protagonismo aos envolvidos, constituindo uma rede de apoio ao ensino de História da Enfermagem.
Referências
- Peres MAA, Brandão MAG, Aperibense PGGS, Lacerda AC, Paim L, Ferreira MA. Facing up COVID-19: what cannot be relativized in nursing higher education. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2020[citado em 2021 ago. 18];29:e20200236. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0236
- World Health Organization. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) - Situation Report 72. Geneve: WHO; 2021[citado em 2021 ago. 18]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331685/nCoVsitrep01Apr2020-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Ferreira PB, Suriano MLF, Domenico EBL. Contribuição da Extensão Universitária na formação de graduandos em Enfermagem. Rev Ciênc Ext. [Internet]. 2018[citado em 2021 jul. 2];14(3):31-49. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1874/2080
- Diniz EGM, Silva AM, Nunes PHV, Franca WWM, Rocha JVR, Silva DVSP, et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Braz J Dev. [Internet]. 2020[citado em 2021 out. 2];6(9):7299-301. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669
- Johnson E, Carrington, JM. Revisiting the nursing metaparadigm: acknowledging techonoly as foundational to progressing nursing knowledge. Nurs Inq. [Internet]. 2022[citado em 2022 ago. 30];e12502. Disponível em: https://doi.org/10.1111/nin.12502
- Carregal FAS, Santos BM, Souza HP, Santos FBO, Peres MAA, Padilha MICS. Historicity of nursing graduate studies in Brazil: an analysis of the Sociology of the Professions. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2021[citado em 2021 out. 2];74(6):20190827. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0827
- Peters AA, Peres, MAA, Antonio PD. The Influences of the Anglo-American Teaching System in Brazil: Contributions by the Parsons Mission (1921-1925). Online J Issues Nurs. [Internet]. 2020[citado em 2021 out. 2];25(2):3-11. Disponível em: https://www.doi.org/10.3912/OJIN.Vol25No02Man06
- Peres MAA, Souza ABSF, Silva DM, Aperibense PGGS, Duarte SCM, Santos TCF. Museu como estratégia de difusão do conhecimento em história da Enfermagem. Hist Enferm Rev Eletronica [Internet]. 2019[citado em 2020 out. 8];10(02):10-22. Disponível em: http://here.abennacional.org.br/here/v10/n2/a1.pdf
- Alves SM, Teo CRPA. O ativo das metodologias ativas: contribuições da teoria histórico-cultural para os processos de ensinar e aprender na educação superior. Educ Rev. [Internet]. 2020[citado em 2021 out. 2];36:e229610. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698229619
-Vendruscolo C, Klon D, Pozzenbon A, Zanatta EA, Bender JW, Zocche DAA, et al. Estratégias pedagógicas que norteiam a prática de enfermeiros professores: interfaces com educação libertadora de Paulo Freire. Inova Saúde [Internet]. 2018[citado em 2022 ago. 25];7(1):93-110. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/Inovasaude/article/view/3388/4169
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REME-Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.