Disciplinas de aprendizagem organizacional para o desenvolvimento de enfermeiros-líderes

Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.38000

Palavras-chave:

Liderança, Enfermagem, Aprendizagem, Hospitais, Administração dos Serviços de Saúde, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as evidências científicas sobre a aplicação de dois conceitos teóricos das disciplinas de aprendizagem organizacional de Peter Senge para o desenvolvimento de enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar. Método: revisão integrativa, realizada por meio de busca nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Scientific Electronic Library Online, Scopus e outras fontes. Resultados: evidenciou-se um hiato na produção do conhecimento sobre a aplicação desses conceitos para a formação de enfermeiros-líderes. Caracterizou-se por pesquisa, produzida em diversos países, em inglês e português brasileiro, e identificou a utilização desse aporte teórico como recurso de aprendizagem organizacional para a área de saúde e enfermagem, visando à melhoria do ambiente de trabalho e integração da equipe. Conclusões: a pesquisa possibilitou a ampliação do conhecimento científico na área de saúde e enfermagem quanto à inserção dos conceitos de aprendizagem organizacional de Peter Senge na área de saúde e enfermagem. Apresentaram como avanços para o desenvolvimento da liderança, contribuições para o despertar de uma nova perspectiva para a preparação, formação e qualificação profissional, de modo a estimular a mudança de comportamento e dos cenários de atuação, por meio de ações voltadas à prestação de assistência segura e de qualidade. Recomenda-se uma investigação detalhada sobre esse tema, devido à relevância da liderança, considerada uma das competências gerenciais, essencial para a atuação do enfermeiro durante o exercício laboral.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-23

Como Citar

1.
Santos IAR dos, Amestoy SC, Silva GTR da, Silva INC, Santos AS, Jesus ELSM de, Góis RMO de, Conceição MM da. Disciplinas de aprendizagem organizacional para o desenvolvimento de enfermeiros-líderes: Revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 23º de setembro de 2022 [citado 30º de setembro de 2022];26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38000

Edição

Seção

Revisão