Estresse, ansiedade e coping: uma revisão dos conceitos, medidas e estratégias de intervenção voltadas para a prática de enfermagem

Autores

  • Maria Márcia Bachion
  • Alessandra de Souza Peres UFG, Faculdade de Enfermagem
  • Vera Lúcia Belisário UFG, Faculdade de Enfermagem
  • Emília Campos de Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Ansiedade

Resumo

Descreve a experiência de ensino sustentada na concepção pedagógica problematizadora. Apresenta os aspectos históricos da implantação do Curso de Especialização de Enfermagem em Saúde Pública na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Informa sobre os antecedentes e o modelo curricular do curso, enfatizando o propósito de ampliar a cobertura do programa e facilitar o acesso de enfermeiros dos serviços básicos de saúde. Destaca a modalidade de descentralização do curso e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas. Apresenta os resultados quantitativos dos egressos no período de 1988 a 1998. Conclui reafirmando a importância do curso enquanto uma estratégia de capacitação de enfermeiros para atuarem na Rede de Serviços Básicos de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-1998

Como Citar

1.
Bachion MM, Peres A de S, Belisário VL, Carvalho EC de. Estresse, ansiedade e coping: uma revisão dos conceitos, medidas e estratégias de intervenção voltadas para a prática de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 1998 [citado 8º de maio de 2024];2(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/46748

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.