Percepções de adolescentes sobre saúde na escola à luz da fenomenologia merleaupontiana

Autores

  • Ligia Cordeiro Matos Faial Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brazil, Universidade Federal Fluminense- UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ – Brasil
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brazil, Universidade Federal Fluminense- UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ – Brasil
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brazil, Universidade Federal Fluminense- UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ – Brasil
  • Cidllan Silveira Gomes Faial Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brazil, Universidade Federal Fluminense- UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ – Brasil
  • Vilza Aparecida Handan de Deus Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brazil, Universidade Federal Fluminense- UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49629

Palavras-chave:

Adolescente, Percepção, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

OBJETIVO: compreender o significado para o adolescente acerca da vivência da saúde na escola. MÉTODOS: pesquisa exploratória, qualitativa apoiada na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, que nos permitiu apreender a essência do fenômeno a partir do discurso de 57 alunos adolescentes. A coleta de dados foi realizada por meio de urnas dispostas em uma escola pública da rede federal do estado do Rio de Janeiro, que estampavam a questão: “o que você entende sobre a saúde na escola?” Os alunos depositaram os manuscritos em resposta ao questionamento proposto. RESULTADOS: desvelaram-se as unidades de significados – mundo vivido como mundo da escola em interação com o outro; corpo como portador de necessidades; adolescente como sujeito que sugere a partir do seu campo perceptivo. CONCLUSÃO: a pesquisa desvelou que a vivência da saúde escolar compreende ações do senso comum, práticas higienistas e a rigidez do modelo hegemônico assistencialista. No entanto, sentidos e significados foram atribuídos à prática da promoção da saúde por meio da efetivação da educação em saúde – estratégia integradora e multiplicadora de conceitos e saberes deflagradores de comportamentos e hábitos saudáveis.

Referências

Reis DC, Alves RH, Jordão NAF, Viegas AM, Carvalho SM. Vulnerabilidades e acesso em saúde na adolescência na perspectiva dos pais. Rev Pesqui Cuid Fundam. 2014[citado em 2017 jan. 11];6(2):594-606. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2014v6n2p594

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE (BR). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-2015. Rio de Janeiro: IBGE; 2016.

Faial LCM, Silva RMCRA, Pereira ER, Souza LMC, Faial CSG, Cadengo ESN. Vulnerabilidades na adolescência: um campo oportuno para a prática da saúde: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE On Line. 2016[citado em 2016 set. 08];10(9):3473-82. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11430/13229

Knoll LJ, Magis-Weinberg L, Speekenbrink M, Blakemore SJ. Social influence on risk perception during adolescence. Psychol Sci. 2015[citado em 2017 fev. 12];26:583-92. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0956797615569578

Ponte Neto VF, Coelho MMF, Miranda KCL, Cabral RL, Bezerra STF, Almeida PC. Analysis of risk behavior among school adolescents. Rev Enferm UFPE On Line. 2015[citado em 2015 out. 12];9(Supl.3):7572-81. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10496/11360

Merleau-Ponty M. Fenomenologia da percepção. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes; 2015.

Faial LCM, Silva RMCRA, Pereira ER, Refrande SM, Souza LMC, Faial CSG. A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária. R Pró-Uni. 2016[citado em 2016 jul. 01];7(2):22-9. Disponível em: http://editorauss.uss.br/index.php/RPU/article/view/344/525

Casemiro JP, Fonseca ABC, Secco FVM. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc Saúde Colet. 2014[citado em 2017 out. 26];19(3):829-40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00829.pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. Agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

Fontanella BJB, Luchesi BM, Saidel MGB, Ricas J, Turato ER, Melo DG. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad Saúde Pública. 2011[citado em 2017 dez. 07];27(2):388-94. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v27n2/20.pdf

Lima LAN. O Método da pesquisa qualitativa do fenômeno situado. Uma criação do educador brasileiro Joel Martins, seguida pela Professora Maria Aparecida Vigianni Bicudo. As análises: idiográfica e nomotética. In: Costa AP, Castro PA, Sá SO, Carvalho JL, Souza FN, Souza DN, editores. Investigação qualitativa na educação. Atas do 5° Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa; 2016 jul. 12-14; Porto, Portugal. Porto: Ludomedia; 2016. p.534-40.

Anjos KSS, Oliveira RC, Velardi M. A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica. Rev Bras Educ Fís Esp. 2015[citado em 2017 dez. 04];29(3):439-52. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/105819/104518

Faial LCM, Silva RMCRA, Pereira ER, Souza LMC, Bessa RT, Faial CSG. Saúde na escola: contribuições fenomenológicas a partir da percepção do aluno adolescente. Rev Enferm UFPE On Line. 2017[citado em 2017 jan. 31];11(1):24-30. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11874/14324

Mont'Alverne DGB, Catrib AMF. Health promotion and schools: how to move forward. Rev Bras Promoç Saúde. 2013[citado em 2017 nov. 06];26(3):307-8. Disponível em: http://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2924/pdf

Martins CBG, Ferreira LO, Santos PRM, Lopes Sobrinho MW, Weiss MCV, Souza SPS. Oficina sobre sexualidade na adolescência: uma experiência da equipe saúde da família com adolescentes do ensino médio. REME - Rev Min Enferm. 2011[citado em 2017 out. 27];15(4):573-8. Disponível em: http://www.reme.org.br/content/imagebank/pdf/v15n4a14.pdf

Rocha A, Correia C, Pestana L, Bento M, Preto O, Lobão S. Saúde Escolar em construção: que projetos? Rev Mill. 2011[citado em 2017 nov. 28];41:115-22. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/millenium/issue/view/502

Ministério da Saúde (BR). Portaria Interministerial nº 1.055 de 25 de abril de 2017: redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. Brasília: Ministério da Saúde ; 2017.

Falabretti E. Merleau-Ponty e Marion: o problema da ambiguidade entre uma fenomenologia da percepção e uma fenomenologia da doação. Rev Fil Mod Contemp. 2015[citado em 2017 dez. 18];3(2):87-102. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/issue/view/1233/showToc

Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc Saúde Colet. 2014[citado em 2017 nov. 18];19(3):847-52. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf

Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Percepções de adolescentes sobre saúde na escola à luz da fenomenologia merleaupontiana. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 9º de dezembro de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49629

Artigos Semelhantes

1-10 de 1587

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)