Amamentação em foco

o que é publicado nas revistas femininas no brasil?

Autores

  • Monalisa Nanaina da Silva Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Beatriz Castanheira Facio Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Letícia Longo Sarpi Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Jamile Claro de Castro Bussadori Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Márcia Regina Cangiani Fabbro Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180041

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Meios de Comunicação de Massa, Saúde Materna, Saúde da Criança, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar os conteúdos sobre aleitamento materno veiculados por revistas femininas de circulação nacional. Métodos: pesquisa documental, exploratória, com análise qualitativa dos dados pelo método de análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados foram coletados entre 2015 e 2016 e interpretados à luz da perspectiva de gênero. Resultados: nos 72 exemplares publicados no período proposto, houve 66 ocorrências do tema aleitamento materno. Da análise emergiram cinco temas: benefícios do aleitamento materno - destaque para o recém-nascido; trabalho materno e amamentação em público; marketing de alimentação infantil; profissionais de saúde versus família - apoio ao aleitamento materno?; e sexualidade e estética durante a amamentação. Conclusão: embora as revistas perpassem por variados contextos que inserem a amamentação, a abordagem ocorre de maneira superficial e aleatória, não sustentada pelas evidências cientificas e carregada de estereótipos e mitos que podem comprometer as escolhas das mulheres e a adesão a essa prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Rollins NC, Lutter CK, Bhandari N, Hajeebhoy N, Horton S, Martines JC. et al. Why invest, and what it will take to improve breastfeeding practices? Lancet. 2016[citado em 2017 mar. 27];387(10017):491-505. Disponível em: http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(15)01044-2/abstract.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. II Pesquisa de prevalência de aleitamento materno nas capitais brasileiras e Distrito Federal. Brasília (DF): MS; 2009. [citado em 2017 mar. 27]. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_prevalencia_aleitamento_materno.pdf.

Monte GCSB, Leal LP, Ponte CM. Rede social de apoio à mulher na amamentação. Cogitare Enferm. 2013[citado em 2017 jul 08];18(1):148-55. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/31321

Cavaca AG, Vasconcellos-Silva PR, Ferreira P, Nunes JA. Entre evidências e negligências: cobertura e invisibilidade de temas de saúde na mídia impressa portuguesa. Ciênc Saúde Coletiva. 2015[citado em 2017 jul 15];20(11):3569-80. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v20n11/1413-8123-csc-20-11-3569.pdf

Ware JL, Mzayek F, Levy M. Lessons learned in a breastfeeding media campaign. Breastfeeding Med. 2016[citado em 2017 jul 08];11(7):380-5. Disponível em: http://online.liebertpub.com/doi/pdf/10.1089/bfm.2016.0047

Zhang Y, Carlton E, Fein SB. The association of prenatal media marketing exposure recall with breastfeeding intentions, initiation, and duration. J Hum Lact. 2013[citado em 2017 jul 08];29(4):500-9. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0890334413487256

Foss KA, Southwell BG. Infant feeding and the media: the relationship between Parents' Magazine content and breastfeeding, 1972-2000. Int Breastf J. 2006[citado em 2017 mar 27];1(10). Disponível em: https://internationalbreastfeedingjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/1746-4358-1-10

Scott J. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. 2ª ed. Recife: SOS Corpo; 1995.

Kalil IR, Aguiar AC. Trabalho feminino, políticas familiares e discursos pró-aleitamento materno: avanços e desafios à equidade de gênero. Saúde Debate. 2016 [citado em 2017 jul. 08];40(110):208-23. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v40n110/0103-1104-sdeb-40-110-0208.pdf

Marcas e plataformas Cláudia. 2017[citado em 2017 mar 27]. Disponível em: http://publiabril.abril.com.br/marcas/claudia/plataformas/revista-impressa

Marcas e plataformas. Cosmopolitan. 2017. [citado em 2017 mar. 27>. Disponível em: http://publiabril.abril.com.br/marcas/cosmopolitan/plataformas/revista-impressa.

Mídia Kit Beleza. Marie Claire. São Paulo: Editora Globo; 2014. [citado em 2017 mar. 27]. Disponível em: http://marieclaire.globo.com/midiakit/arquivos/MidiaKit_MarieClaire_2014.pdf.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.

Victora CG, Bahl R, Barros AJD, França GVA Horton S, Krasevec J. et al. Amamentaçã o no século 21: epidemiologia, mecanismos, e efeitos ao longo da vida. Epidemiol Serv Saúde. 2016[citado em 2018 maio 15];25:1-24. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v25n1/Amamentacao1.pdf

Uema RTB, Souza SNDH, Mello DF, Capellini VK. Prevalência e fatores associados ao aleitamento materno no Brasil entre os anos 1998 e 2013: revisão sistemática. Semina Ciênc Biol Saúde. 2015[citado em 2017 mar 27];36(Supl.1):349-62. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19269/16935.

Smith PH. Is it just so my right? Women repossessing breastfeeding. Int Breastfeed J. 2008[citado em 2017 jul 08];3(12):6p. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2527486/pdf/1746-4358-3-12.pdf

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A legislação e o marketing de produtos que interferem na amamentação: um guia para o profissional de saúde. Brasília (DF): MS; 2009. [citado em 2017 mar. 27]. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/.../legislacao_marketing_produtos_amamentacao.pdf.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Promoção Comercial dos Produtos Abrangidos pela NBCAL. Brasília: ANVISA; 2006. [citado em 2017 jul. 08]. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/propaganda/cartilha_nbcal.pdf

Martins EL, Vargens OMC. Perceptions of women about sexuality during breastfeeding: an integrative literature review. 2014[citado em 2017 jul. 08];22(2). Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/13670/10462

Oliveira CS, Locca FA, Carrijo MLR, Garcia RAT. Breastfeeding and complications that contribute to early weaning. Rev Gaúcha Enferm. 2015[citado em 2017 mar 27];36(Spe):16-23. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/56766/36752.

Publicado

04-10-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Amamentação em foco: o que é publicado nas revistas femininas no brasil?. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 23º de maio de 2025];22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49643

Artigos Semelhantes

1-10 de 1621

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)