Estratégias ativas de ensino e aprendizagem

percepções de estudantes de enfermagem

Autores

  • Márcia Regina Cangiani Fabbro Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Natália Rejane Salim Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Jamile Claro de Castro Bussadori Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Aline Cristiane Cavicchioli Okido Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos SP , Brazil, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180067

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Pediátrica, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Diante da necessidade de mudança no modelo tradicional de ensino e aprendizagem, um grupo de docentes das disciplinas Atenção à Saúde da Mulher e da Criança de um curso de Enfermagem de uma universidade pública decidiu incorporar metodologias ativas de ensino. Este estudo teve como objetivo compreender a vivência do estudante após mudanças no método de ensino e bem como o processo de implementação das novas estratégias. A coleta de dados foi realizada em junho de 2016 com o grupo de estudantes que cursou a disciplina. Foi aplicado questionário de avaliação da disciplina composto por questões fechadas e uma questão dissertativa, com o intuito de que os estudantes elaborassem uma narrativa. Foram realizadas análise estatística descritiva e análise de conteúdo dos dados. Os principais resultados mostraram que, na avaliação geral da disciplina, a maioria atribuiu conceito ótimo e bom, os aspectos mais citados foram “professores”, “campos de prática” e “aulas de laboratório”. Na prática clínica foram destacadas “autonomia”, “discussão de casos” e “consulta de enfermagem” como pontos positivos; entre os negativos foram identificadas a “relação com o enfermeiro do serviço” e “recepção da equipe”. Da análise de conteúdo das narrativas emergiram os seguintes temas: “vivendo a metodologia ativa”, “observado associação entre teoria e prática” e “indo para além da técnica”. No processo vivenciado, os estudantes destacaram experiências para além do aprendizado técnico, como aquisição de valores morais, crescimento como ser humano, importância para a cidadania, respeito e sensibilidade nas relações humanas, incorporando conceitos como integralidade, horizontalidade e autonomia.

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Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Estratégias ativas de ensino e aprendizagem: percepções de estudantes de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 27º de abril de 2025];22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49625

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