Associação do perfil de usuários frequentes com as características de utilização de um serviço de emergência

Autores

  • Bianca Campos Teixeira Moniz Frango Hospital 9 de Julho, São Paulo SP , Brazil, Hospital 9 de Julho. São Paulo, SP – Brasil, Hospital 9 de Julho
  • Ruth Ester Assayag Batista Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo SP , Brazil, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, SP – Brasil, Universidade Federal de São Paulo
  • Cássia Regina Vancini Campanharo Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo SP , Brazil, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, SP – Brasil, Universidade Federal de São Paulo
  • Meiry Fernanda Pinto Okuno Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo SP , Brazil, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, SP – Brasil, Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo SP , Brazil, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, SP – Brasil, Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49678

Palavras-chave:

Serviço Hospitalar de Emergência, Mau Uso de Serviços de Saúde, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil e os atendimentos dos usuários frequentes de um serviço de emergência e associar as características sociodemográficas e clínicas dos usuários com as características de utilização do serviço. Método: estudo retrospectivo e analítico realizado no serviço de emergência de um hospital universitário localizado no município de São Paulo. Foram incluídos prontuários dos pacientes que procuraram o serviço de emergência no mínimo quatro vezes num período de 12 meses entre setembro de 2013 e agosto de 2014. Resultados: incluídos 480 prontuários (2.808 atendimentos). A média de atendimentos foi de 5,85, sendo que a amostra variou de quatro a 28 atendimentos. Foram classificados como verdes após a classificação de risco 44,4% dos pacientes; como laranja, 13,1%; e como vermelho 8,1%, sendo que a maioria desses atendimentos foi realizada às segundas-feiras; 69,1% tiveram como desfecho a alta hospitalar. Predominaram os atendimentos não urgentes. Conclusão: os serviços de emergência podem elaborar estratégias junto com as unidades básicas de saúde que facilitem o gerenciamento dos casos a fim de suprir integralmente as necessidades dos usuários no nível adequado de assistência, implementando um sistema de fluxo de referência e contrarreferência dos pacientes.

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Publicado

07-06-2018

Como Citar

1.
Frango BCTM, Batista REA, Campanharo CRV, Okuno MFP, Lopes MCBT. Associação do perfil de usuários frequentes com as características de utilização de um serviço de emergência. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 7º de junho de 2018 [citado 8º de outubro de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49678

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