Tecnologias digitais da informação e comunicação na graduação em enfermagem: relato de uma atividade pedagógica

Autores

  • Mariana André Honorato Franzoi Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Brasília, DF – Brasil
  • Aline Oliveria Silveira Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Brasília DF , Brazil, Universidade de Brasília – UnB, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Brasília, DF – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2018.49693

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Tecnologia Educacional, Comunicação

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com o objetivo de descrever o uso de diferentes tecnologias digitais da informação para a tradução e comunicação de conhecimento científico desenvolvido em uma disciplina de graduação do curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino superior no ano de 2017. Foram produzidos e divulgados conhecimentos baseados em evidências e de fácil compreensão sobre os temas propostos por meio de diferentes recursos tecnológicos de comunicação, como vídeos, blog, páginas em redes sociais e cartilha digital. Essa experiência estimulou a interação dos estudantes com a sociedade, pois profissionais, estudantes de outra instituição de ensino e comunidade externa realizaram perguntas e comentários sobre os temas especialmente nas páginas elaboradas em redes sociais. Concluiu-se que a experiência pedagógica foi exitosa por ter viabilizado a produção e divulgação de conhecimentos científicos de Enfermagem por meio do uso de tecnologias digitais criativas e interativas para com a comunidade externa, o que evoca a responsabilidade e compromisso social da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lahti M, Haapaniemi-Kahala H, Salminen L. Use of social media by nurse educator students: an exploratory survey. Open Nurs J. 2017[citado em 2018 ago. 21];11:26-33. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28400892

Sharma RK. Emerging innovative teaching strategies in nursing. JOJ Nurse Health Care. 2017[citado em 2018 ago. 21];1(2):55558. Disponível em: https://juniperpublishers.com/jojnhc/pdf/JOJNHC.MS.ID.555558.pdf

Ratliff AF. Are they listening? Social media on campuses of higher education. JANZSSA. 2011[citado em 2017 ago. 10];38:65-9. Disponível em: https://www.studentaffairs.com/resources/ejournal/journal-of-technologyin-student-affairs/issue-archives/summer-2011/

Barbosa TP. Tecnologias digitais: desafios e perspectivas no ensino superior em saúde. Percurso Acadêmico. 2016[citado em 2017 ago. 10];6(12):449-68. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/viewFile/P.2236-0603.2016v6n12p449/11705

Reis A. Tecnologias da informação e da comunicação na educação em saúde: o caso da formação em Enfermagem. RELATEC. 2009[citado em 2018 mar. 10];8(1):105-25. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/467

Clark A, Glazer G, Edwards C, Pryse Y. Transforming nursing education with apple technology. Nurse Educ. 2017[citado em 2017 out. 30];42(2):91-4. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27525490

Sousa ATO, Formiga NS, Oliveira SHS, Costa MML, Soares MJGO. Using the theory of meaningful learning in nursing education. Rev Bras Enferm. 2015[citado em 2017 ago. 10]; 68(4):713-22. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400713

Arantes BM, Marcelo VC, Queiroz MG, Filho Arantes WM, Miranda WA. A tradução do conhecimento nas práticas de promoção da saúde. Sci Invest Dent. 2016[citado em 2017 ago. 10];21(1):12-8. Disponível em: http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/scientificinvestigationindestist/article/view/2103/1856

Silva JAM. A missão social da universidade. Cataventos. 2015[citado em 2017 ago. 10]; 7(1):283-96. Disponível em: http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Cataventos/article/view/2264/699

Mattey B. The time has come for school nurses and social media. NASN Sch Nurse. 2017[citado em 2017 ago. 10];32(3):150-3. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28422620

Publicado

06-12-2018

Como Citar

1.
Franzoi MAH, Silveira AO. Tecnologias digitais da informação e comunicação na graduação em enfermagem: relato de uma atividade pedagógica. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 6º de dezembro de 2018 [citado 30º de junho de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49693

Edição

Seção

Relato

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.