Análise da proposta de ensino da ética em cursos técnicos em enfermagem nos âmbitos público e privado
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190091Palavras-chave:
Ética, Ética Profissional, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: analisar o planejamento de ensino da ética profissional em projetos políticos de cursos de Educação Técnica de nível médio em Enfermagem na cidade de Curitiba-PR. Método: análise documental de instrumento adaptado de Kloh elaborado em 2016. A coleta e a análise de dados ocorreram em janeiro de 2018. Resultados: os documentos analisados permitem identificar similaridades com foco na autonomia do aluno em formação, consideração pela lei do exercício profissional, fragilidade quanto a avaliação e divergências, formação por competências baseada em tarefas, perfil dos docentes, organização dos conteúdos curriculares, disponibilidade do documento. Conclusão: apesar das fragilidades e divergências, os projetos políticos favorecem a formação ética do profissional técnico em Enfermagem, e sua avaliação incita a reflexão e possibilita a construção de documentos que sustentem a formação na área.
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