Análise da proposta de ensino da ética em cursos técnicos em enfermagem nos âmbitos público e privado

Autores

  • Verônica Nascimento Mattge Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curitiba PR , Brasil, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba, PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0618-5320
  • Maria Ribeiro Lacerda Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curitiba PR , Brasil, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba, PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5035-0434
  • Ingrid Meireles Gomes Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curitiba PR , Brasil, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Curitiba, PR – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2174-6421

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2019.49737

Palavras-chave:

Ética, Ética Profissional, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar o planejamento de ensino da ética profissional em projetos políticos de cursos de Educação Técnica de nível médio em Enfermagem na cidade de Curitiba-PR. Método: análise documental de instrumento adaptado de Kloh elaborado em 2016. A coleta e a análise de dados ocorreram em janeiro de 2018. Resultados: os documentos analisados permitem identificar similaridades com foco na autonomia do aluno em formação, consideração pela lei do exercício profissional, fragilidade quanto a avaliação e divergências, formação por competências baseada em tarefas, perfil dos docentes, organização dos conteúdos curriculares, disponibilidade do documento. Conclusão: apesar das fragilidades e divergências, os projetos políticos favorecem a formação ética do profissional técnico em Enfermagem, e sua avaliação incita a reflexão e possibilita a construção de documentos que sustentem a formação na área.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

1.
Mattge VN, Lacerda MR, Gomes IM. Análise da proposta de ensino da ética em cursos técnicos em enfermagem nos âmbitos público e privado. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 20º de dezembro de 2019 [citado 23º de maio de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49737

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