Especificidades do cuidado domiciliar apreendidas no processo de formação profissional do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v18i3.50146Palavras-chave:
Assistência Domiciliar, Enfermagem, Desenvolvimento de Pessoal, Educação em EnfermagemResumo
O cuidado domiciliar (CD) é uma área de atuação em expansão para enfermeiros no Brasil, o que requer profissionais preparados para prestar assistência de qualidade. Assim, objetivou-se explicitar as especificidades do CD apreendidas no processo de formação profissional do enfermeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados oito discentes e cinco docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. A análise seguiu as fases de codificação aberta, axial e seletiva. Os resultados indicaram a compreensão das características do CD, bem como a identificação dos atributos necessários e das formas para se preparar para o CD. A atuação do profissional deverá ser distinta no domicílio ao considerar todas as nuanças do CD que devem ser ensinadas nos cursos de graduação em Enfermagem.Downloads
Referências
Silva KL, Sena RR, Silva PM, Braga PP, Souza CG. Serviços de atenção domiciliar
na saúde suplementar e a inserção da enfermagem em Belo Horizonte/MG.
Acta Paul Enferm. 2012; 25(3):408-14.
Brasil. Ministério da Saúde. Programa Melhor em Casa. Brasília; 2011.
[Citado em 2013 maio 01]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/
portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_
area=1529&CO_NOTICIA=13468
Paiva FFS, Rocha AM, Cardoso LDF. Satisfação profissional entre enfermeiros
que atuam na assistência domiciliar. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(6):1452-8.
Silva KL, Sena RR, Seixas CT, Feuerwerker LCM, Merhy EE. Atenção domiciliar
como mudança do modelo tecnoassistencial. Rev Saúde Pública. 2010;
(1):166-76.
Santos LR, Leon CGRMP, Funghetto SS. Princípios éticos como norteadores
no cuidado domiciliar. Ciênc Saúde Coletiva. 2011; 16(Supl.1):855-63.
Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o
desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2008.
Hermann AP. A vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem
[dissertação]. Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná; 2011.
Catafesta F, Gomes IM, Correa ABH, Lacerda MR. Nurses experience on
home care competence development: grounded theory. Online Braz J Nurs
(Online). 2009; 8(3). [Citado em 2013 maio 01]. Disponível em: http://www.
objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2524
Feuerwerker LCM, Merhy EE. A contribuição da atenção domiciliar para
a configuração de redes substitutivas de saúde: desinstitucionalização e
transformação de práticas. Rev Panam Salud Publica. 2008; 24(3):180-8.
Persegona KR, Teixeira RC, Lacerda MR, Mantovani MF, Zagonel IPS. A
dimensão expressiva do cuidado em domicílio: um despertar a partir da
prática docente. Cogitare Enferm. 2007; 12(3):386-91.
Martins SK, Mathias JJS, Meier MJ, Lacerda MR. O enfermeiro docente e o
ensino do cuidado domiciliar na graduação. Cogitare Enferm. 2005; 10(2):84-9.
Lacerda MR. Cuidado domiciliar: em busca da autonomia do indivíduo
e da família – na perspectiva da área pública. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;
(5):2621-6.
Lacerda MR, Gomes IM, Kalinowski LC, Giacomozzi CM. Estratégias para
avanços na prática do cuidado domiciliar. Cogitare Enferm. 2010; 15(4):609-15.
Almeida LPVG, Ferraz CA. Políticas de formação de recursos humanos em
saúde e enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008; 61(1):31-5.
Smith SJ, Barry DG. An innovative approach to preparing nursing students
for care of the elderly in the home. Geriatr Nurs. 2013; 34:30-4.
Mager DR, Campbell SH. Home care simulation for student nurses:
medication management in the home. Nurse Educ Today. 2013; 33:1416-21.
Duarte MLC, Torres OM, Souza NS, Balk RS. Práticas integradas em saúde
coletiva: a experiência de um programa de extensão no sul do país. Rev
Contexto Saúde. 2012; 11(22):15-9.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação
na Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Reunião regional dos
observatórios de recursos humanos em saúde - chamado a ação de Toronto
-2015: rumo a uma década de recursos humanos em saúde nas
Américas. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.
Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn. Movimento em defesa da
qualidade da formação dos profissionais da enfermagem. Agenda propositiva
elaborada pelo COFEN e ABEn. [Citado em 2011 jan. 18]. Disponível em:
http://www.abennacional.org.br/index.php?path=306
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação
na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional
de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.
Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. 8ª ed. São Paulo (SP): Cortez; 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.