Técnicas empreendidas para difusão da prática baseada em evidências entre enfermeiros hospitalares

Autores

  • Fernanda Carolina Camargo Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Hospital das Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Uberaba MG , Brazil, Enfermeira, Epidemiologista Clínica. Doutora em Atenção à Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Hospital das Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Uberaba, MG – Brasil., Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Helena Hemiko Iwamoto UFTM, Curso de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Uberaba MG , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada. UFTM, Curso de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Damiana Aparecida Trindade Monteiro UFTM, Hospital de Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Uberaba MG , Brazil, Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde. UFTM, Hospital de Clínicas; Gerência de Ensino e Pesquisa, Projeto Estratégico do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Mayla Borges Goulart UFTM, Hospital de Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Uberaba MG , Brazil, Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde. UFTM, Hospital de Clínicas; Gerência de Ensino e Pesquisa, Projeto Estratégico do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luan Augusto Alves Garcia UFTM, Hospital de Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Uberaba MG , Brazil, Enfermeiro. Mestrando em Atenção à Saúde. UFTM, Curso de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde; UFTM, Hospital de Clínicas; Gerência de Ensino e Pesquisa, Projeto Estratégico do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Amanda Luzia Dias dos Santos Augusto UFTM, Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Núcleo de Estudos Clínicos, Uberaba MG , Brazil, Enfermeira. Mestranda em Inovação Tecnológica. UFTM, Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica; UFMT, Núcleo de Estudos Clínicos, Coordenação de Pesquisa Clínica. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim UFTM, Hospital das Clínicas, Programas de Pós-Graduação, Uberaba MG , Brazil, Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. UFTM, Hospital das Clínicas, Programas de Pós-Graduação. Lato Sensu: Residência Multiprofissional e Enfermagem Neonatal; Curso de Enfermagem. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Gilberto de Araújo Pereira UFTM, Hospital de Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Uberaba MG , Brazil, Estatístico. Doutor em Estatística. Professor Adjunto. UFMT, Hospital de Clínicas, Gerência de Ensino e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica. Uberaba, MG - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2017.49909

Palavras-chave:

Enfermagem Baseada em Evidências, Liderança, Hospitais de Ensino, Grupos Focais

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência sobre a difusão da prática baseada em evidências entre enfermeiros gerentes de um hospital público de ensino do Triângulo Mineiro. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem a extensão universitária como uma de suas interfaces. Foi implementado pelo setor responsável por assessorar o desenvolvimento de pesquisas desse hospital em parceira com o curso de graduação de Enfermagem da universidade correspondente. As técnicas foram empreendidas durante o desenvolvimento de cinco oficinas motivacionais à prática baseada em evidências, realizadas entre agosto e setembro/2016, por perspectiva hermenêutico-dialética, e os gerentes de enfermagem das unidades assistenciais de internação compuseram o grupo focal. A organização das oficinas conduziu-se por: constituição do grupo condutor; mobilização do grupo de interesse e desenvolvimento do trabalho nas oficinas em si. Foi aplicado questionário estruturado para caracterização do grupo focal. Os participantes apresentaram média de idade de 35,1 anos, maioria de mulheres (95%), todos com pós-graduação. As técnicas empreendidas envolveram desde estratégias discursivas até expressões artísticas para aquecimento e desenvolvimento da tarefa grupal, de forma a auxiliarem a operatividade do grupo, a construção coletiva do conhecimento e ajudar os enfermeiros gerentes a identificar oportunidades no cotidiano para aprimorar processos ou resultados clínicos mediante a incorporação de evidências científicas qualificadas. O nível de preparo do grupo condutor para mediação e características intrínsecas ao grupo focal como a consciência do valor das pesquisas para qualificar a assistência foram fatores facilitadores para o desenvolvimento das oficinas e o sucesso no empreendimento das técnicas.

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Publicado

03-08-2017

Como Citar

1.
Camargo FC, Iwamoto HH, Monteiro DAT, Goulart MB, Garcia LAA, Augusto ALD dos S, Contim D, Pereira G de A. Técnicas empreendidas para difusão da prática baseada em evidências entre enfermeiros hospitalares . REME Rev Min Enferm. [Internet]. 3º de agosto de 2017 [citado 19º de julho de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49909

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