Técnicas empreendidas para difusão da prática baseada em evidências entre enfermeiros hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20170013Palavras-chave:
Enfermagem Baseada em Evidências, Liderança, Hospitais de Ensino, Grupos FocaisResumo
O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência sobre a difusão da prática baseada em evidências entre enfermeiros gerentes de um hospital público de ensino do Triângulo Mineiro. Trata-se de um projeto de pesquisa que tem a extensão universitária como uma de suas interfaces. Foi implementado pelo setor responsável por assessorar o desenvolvimento de pesquisas desse hospital em parceira com o curso de graduação de Enfermagem da universidade correspondente. As técnicas foram empreendidas durante o desenvolvimento de cinco oficinas motivacionais à prática baseada em evidências, realizadas entre agosto e setembro/2016, por perspectiva hermenêutico-dialética, e os gerentes de enfermagem das unidades assistenciais de internação compuseram o grupo focal. A organização das oficinas conduziu-se por: constituição do grupo condutor; mobilização do grupo de interesse e desenvolvimento do trabalho nas oficinas em si. Foi aplicado questionário estruturado para caracterização do grupo focal. Os participantes apresentaram média de idade de 35,1 anos, maioria de mulheres (95%), todos com pós-graduação. As técnicas empreendidas envolveram desde estratégias discursivas até expressões artísticas para aquecimento e desenvolvimento da tarefa grupal, de forma a auxiliarem a operatividade do grupo, a construção coletiva do conhecimento e ajudar os enfermeiros gerentes a identificar oportunidades no cotidiano para aprimorar processos ou resultados clínicos mediante a incorporação de evidências científicas qualificadas. O nível de preparo do grupo condutor para mediação e características intrínsecas ao grupo focal como a consciência do valor das pesquisas para qualificar a assistência foram fatores facilitadores para o desenvolvimento das oficinas e o sucesso no empreendimento das técnicas.
Downloads
Referências
Zanetti ML. Ensino e pesquisa na formação de profissionais do futuro. Rev Latino-Am Enferm. 2013 jun.[citado 2016 out. 15[;21(3):653-4. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300001
Marziale MHP. El conocimiento modificando la práctica de la Enfermería [editorial]. Metas Enferm. 2016[citado em 2016 oct. 15];19(4):3. Disponível em: http://www.enfermeria21.com/revistas/metas/articulo/80903/
Zanetti ML. Prática Avançada de enfermagem: estratégias para formação e construção do conhecimento [editorial]. Rev Latino-Am Enferm. 2015[citado em 2016 oct. 15];23(5):15-24. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0000.2614
Melnyk BM, Overholt E. The establishment of evidence-based practice competencies for practicing registered nurses and advanced practice nurses in real-world clinical settings: proficiencies to improve healthcare quality, reliability, patient outcomes and costs. Worldviews Evid Based Nurs. 2014[citado em 2016 oct. 15];11(1):5-15. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/wvn.12021/full
Camargo FC, Garcia LAA, Santos AS, Iwamoto HH. Evidence-based practice: bibliometric review of national publications in nursing journals. Rev Família Ciclos Vida Saúde Contexto Social. 2017. [no prelo]
Spink MJ, Menegon VM, Medrado B. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicol Soc. 2014 [citado 2016 nov. 03];26(1):32-43. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822014000100005
Dall´Agnol CM, Magalhães AMM, Mano GCM, Silva FP. A noção de Tarefa nos grupos focais. Rev Gaucha Enferm. 2012[citado em 2016 nov. 03];33(1):186-90. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000100024
Ressel LB, Beck CLC, Gualda DMR, Hoffmann IC, Marion SR, Sehnem GD. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto Contexto Enferm. 2008[citado em 2016 out. 15];17(4):779-86. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021
Draganov PB, Sanna MC. Ateliê de projetos físicos: estratégia para aprendizagem de administração de recursos físicos em enfermagem. Rev Gaucha Enferm. 2011[citado em 2016 out. 15];32(3):620-4. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000300026
Kuric J. Leadership facilitation strategies to establish evidence-based practice in an acute cure hospital. J Adv Nurs. 2012[citado em 2016 oct. 15];69(3):663-4. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2012.06053.x
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


































