Aprendizagem experiencial e criação do conhecimento:

aplicações em enfermagem

Autores

  • Andriela Backes Ruoff Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, SC - Brasil., Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Kahl Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, SC - Brasil., Universidade Federal de Santa Catarina
  • Saionara Nunes de Oliveira UFSC, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutoranda. UFSC. Florianópolis, SC - Brasil., Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laurentina Vanderleia de Melo UFSC, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. UFSC. Florianópolis, SC - Brasil., Universidade Federal de Santa Catarina
  • Selma Regina de Andrade UFSC, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora. Professora adjunta. UFSC. Florianópolis, SC - Brasil., Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado UFSC, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora. Professora titular. UFSC. Florianópolis, SC - Brasil., Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20160056

Palavras-chave:

Enfermagem, Aprendizagem, Conhecimento, Gestão do Conhecimento

Resumo

O enfermeiro toma decisões constantemente e, para isso, lança mão de aprendizado e conhecimento a todo o momento. Este estudo teve como objetivo analisar as possibilidades de aplicação das teorias aprendizagem experiencial e criação do conhecimento na prática profissional do enfermeiro. Trata-se de estudo reflexivo, relativamente à aplicação das duas teorias na prática da enfermagem, reconhecendo suas especificidades e similaridades. Observou-se que a teoria da aprendizagem experiencial se refere aos modos individuais de apreensão do conhecimento e a teoria da criação do conhecimento diz respeito ao modo como se criam significados e se constrói o conhecimento dentro das organizações. Embora sejam específicas a determinadas situações, apresentam similaridades, sendo ambas úteis ao exercício profissional da enfermagem. Assim, concluiu-se que a compreensão dos princípios inerentes às teorias pode favorecer a troca de experiências e promover a inovação e aperfeiçoamento da prática do cuidado de enfermagem.

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Publicado

04-05-2017

Edição

Seção

Reflexão

Como Citar

1.
Aprendizagem experiencial e criação do conhecimento:: aplicações em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 25º de dezembro de 2025];20. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50036