Representações sociais dos discentes de um curso de graduação em enfermagem sobre avaliação no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v9i4.50804Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Avaliação, Educação Superior, AprendizagemResumo
Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, sobre a visão dos discentes de um curso de Graduação em Enfermagem de Minas Gerais. O objetivo foi identificar e analisar as Representações Sociais sobre avaliação feita pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Os resultados apontaram a utilização da avaliação no processo ensino-aprendizagem com dupla funcionalidade. Sendo uma ênfase na funcionalidade negativa: "reprodução de conteúdo", "medida do conhecimento", "valorização do erro" entre outras. Em contraponto a avaliação com uma funcionalidade positiva, qual seja, "participativa", "processual", "integrante da construção de conhecimento". Essas representações discentes parecem ter grande aproximação com as atuais tendências no campo da avaliação educacional. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de reflexão das práticas concretas de avaliação que nas representações discentes se mostram dentro de uma concepção pedagógica tradicional.Downloads
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Publicado
01-12-2005
Como Citar
1.
Reis DC dos, Matos SS de, Prado ML do. Representações sociais dos discentes de um curso de graduação em enfermagem sobre avaliação no processo ensino-aprendizagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2005 [citado 12º de setembro de 2024];9(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50804
Edição
Seção
Pesquisa