A Dimensão educativa da ação de enfermagem:

reflexões em torno de práticas assistenciais no ensino de pós-graduação

Autores

  • Flávia Regina Ramos Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem
  • Kenya Schmidt Reibnitz UFSC, Departamento de Enfermagem
  • Marta Lenise do Prado UFSC, Departamento de Enfermagem , Programa de Pós-graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5935/2316-9389.2005.v9.50816

Palavras-chave:

Educação, Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Prestação de Cuidados em Saúde

Resumo

Este estudo é uma reflexão acerca da dimensão educativa da ação de enfermagem, com base na experiência da disciplina "Projetos Assistenciais em Enfermagem e Saúde", do Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Discute-se o compromisso em refletir sobre a relação entre as práticas de cuidar, pesquisar e educar. A integração entre educação e intervenção foi vislumbrada nos modos como o processo educativo foi apreendido, o que se diferenciou em cada experiência de educação como: dimensão da assistência; mediação e compromisso do profissional; condição e essência do ser enfermeiro, instrumento de intervenção, humanização e integralidade das ações.

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Publicado

01-09-2005

Edição

Seção

Reflexão

Como Citar

1.
A Dimensão educativa da ação de enfermagem:: reflexões em torno de práticas assistenciais no ensino de pós-graduação. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2005 [citado 13º de dezembro de 2025];9(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50816

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