A Dimensão educativa da ação de enfermagem:
reflexões em torno de práticas assistenciais no ensino de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2005.v9.50816Palavras-chave:
Educação, Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Prestação de Cuidados em SaúdeResumo
Este estudo é uma reflexão acerca da dimensão educativa da ação de enfermagem, com base na experiência da disciplina "Projetos Assistenciais em Enfermagem e Saúde", do Curso de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Discute-se o compromisso em refletir sobre a relação entre as práticas de cuidar, pesquisar e educar. A integração entre educação e intervenção foi vislumbrada nos modos como o processo educativo foi apreendido, o que se diferenciou em cada experiência de educação como: dimensão da assistência; mediação e compromisso do profissional; condição e essência do ser enfermeiro, instrumento de intervenção, humanização e integralidade das ações.Downloads
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Publicado
01-09-2005
Edição
Seção
Reflexão
Licença
Copyright (c) 2005 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

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Como Citar
1.
A Dimensão educativa da ação de enfermagem:: reflexões em torno de práticas assistenciais no ensino de pós-graduação. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2005 [citado 13º de dezembro de 2025];9(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50816


































