Comunicação e segurança do paciente: percepção dos profissionais de enfermagem de um hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v19i2.50101Palavras-chave:
Qualidade da Assistência à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Segurança do Paciente, EnfermagemResumo
Trata-se de estudo quantitativo com delineamento exploratório-descritivo, cujos objetivos foram conhecer a percepção dos trabalhadores de enfermagem atuantes em um hospital de ensino acerca da dimensão abertura para as comunicações e respostas não punitivas aos erros e evidenciar a comunicação como fator relevante na cultura de segurança do paciente. O estudo foi desenvolvido em um hospital de ensino e a população foi constituída por 95 profissionais de enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário baseado na Agency Health Research Quality, considerando as dimensões: abertura para as comunicações e respostas não punitivas aos erros. Como principais resultados do estudo, identificou-se que os profissionais conversam livremente sobre algo que está errado. Acredita-se que este estudo possa contribuir para as intervenções necessárias nas dimensões avaliadas e fornecer subsídios para a melhoria de processos e gestão de cuidados com foco na segurança do paciente.Downloads
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