Comunicação e segurança do paciente:

percepção dos profissionais de enfermagem de um hospital de ensino

Autores

  • Eliana Cristina Peixoto Massoco Universidade de São Paulo; ItuSP, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Brasil
  • Marta Maria Melleiro São PauloSP, USP, Escola de Enfermagem , Departamento de Orientação Profissional, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20150034

Palavras-chave:

Qualidade da Assistência à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Segurança do Paciente, Enfermagem

Resumo

Trata-se de estudo quantitativo com delineamento exploratório-descritivo, cujos objetivos foram conhecer a percepção dos trabalhadores de enfermagem atuantes em um hospital de ensino acerca da dimensão abertura para as comunicações e respostas não punitivas aos erros e evidenciar a comunicação como fator relevante na cultura de segurança do paciente. O estudo foi desenvolvido em um hospital de ensino e a população foi constituída por 95 profissionais de enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário baseado na Agency Health Research Quality, considerando as dimensões: abertura para as comunicações e respostas não punitivas aos erros. Como principais resultados do estudo, identificou-se que os profissionais conversam livremente sobre algo que está errado. Acredita-se que este estudo possa contribuir para as intervenções necessárias nas dimensões avaliadas e fornecer subsídios para a melhoria de processos e gestão de cuidados com foco na segurança do paciente.

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Referências

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Publicado

01-06-2015

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Comunicação e segurança do paciente:: percepção dos profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 12º de novembro de 2025];19(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50101

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