Estratégia saúde da família: qualidade da assistência sob a perspectiva da satisfação do usuário
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v14i4.50431Palavras-chave:
Estratégia Saúde da Família, Satisfação do Usuário, Assistência em SaúdeResumo
Com este estudo, teve-se como objetivo analisar a qualidade da assistência à saúde oferecida pela Estratégia Saúde da Família no município de Santo Antônio do Monte-MG, segundo a perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualiquantitativa. A população-alvo foi composta por 188 usuários das seis Unidades Saúde da Família da zona urbana do município. Os dados foram coletados no domicílio do usuário por intermédio de entrevista semiestruturada. Foram utilizadas como dimensões analíticas a infraestrutura, a acessibilidade, a relação equipe-usuário e a resolutividade. Identificou-se elevado grau de satisfação por parte dos usuários em relação à Estratégia Saúde da Família, destacando-se a boa infraestrutura, a agradável aparência das Unidades Saúde da Família e as relações equipe-usuário firmadas no acolhimento. Ao se aprofundar nas narrativas, percebeu-se, contraditoriamente, insatisfação decorrente da ausência do profissional médico em algumas Equipes Saúde da Família, da dificuldade de acesso à consulta especializada e a exames complementares e do horário de funcionamento da Unidade. Acredita-se que as questões levantadas poderão fornecer subsídios para discussões entre profissionais e gestores, propiciando o aprimoramento das ações em saúde e a qualidade do serviçoDownloads
Publicado
01-12-2010
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Estratégia saúde da família: qualidade da assistência sob a perspectiva da satisfação do usuário. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2010 [citado 12º de maio de 2025];14(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50431