Estratégia saúde da família: qualidade da assistência sob a perspectiva da satisfação do usuário

Autores

  • Simone Maria Silva Santos Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Vânia Aparecida da Costa Oliveira Fundação Educacional de Divinópolis
  • Raquel Aparecida de Castro Oliveira
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães FIOCRUZ, CPQRR ; Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v14i4.50431

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Satisfação do Usuário, Assistência em Saúde

Resumo

Com este estudo, teve-se como objetivo analisar a qualidade da assistência à saúde oferecida pela Estratégia Saúde da Família no município de Santo Antônio do Monte-MG, segundo a perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualiquantitativa. A população-alvo foi composta por 188 usuários das seis Unidades Saúde da Família da zona urbana do município. Os dados foram coletados no domicílio do usuário por intermédio de entrevista semiestruturada. Foram utilizadas como dimensões analíticas a infraestrutura, a acessibilidade, a relação equipe-usuário e a resolutividade. Identificou-se elevado grau de satisfação por parte dos usuários em relação à Estratégia Saúde da Família, destacando-se a boa infraestrutura, a agradável aparência das Unidades Saúde da Família e as relações equipe-usuário firmadas no acolhimento. Ao se aprofundar nas narrativas, percebeu-se, contraditoriamente, insatisfação decorrente da ausência do profissional médico em algumas Equipes Saúde da Família, da dificuldade de acesso à consulta especializada e a exames complementares e do horário de funcionamento da Unidade. Acredita-se que as questões levantadas poderão fornecer subsídios para discussões entre profissionais e gestores, propiciando o aprimoramento das ações em saúde e a qualidade do serviço

Downloads

Downloads

Publicado

01-12-2010

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Estratégia saúde da família: qualidade da assistência sob a perspectiva da satisfação do usuário. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2010 [citado 12º de maio de 2025];14(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50431

Artigos Semelhantes

1-10 de 1586

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)