Avaliação do currículo de enfermagem:

travessia em direção ao projeto pedagógico

Autores

  • Maria Flávia Gazzinelli Bethony Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Belo Horizonte MG , Brazil, Bióloga. Doutora em Educação. Professora Associada. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem - EE. Belo Horizonte, MG - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vania de Souza UFMG, EE, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunta. UFMG/EE. Belo Horizonte, MG - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Nathele Soares UFMG, EE, Programa de Pós-Graduação, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeira. Doutoranda. UFMG/EE, Programa de Pós-Graduação. Analista de Educação e Pesquisa em Saúde. Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elaine Cristina Dias Franco UFMG, EE, Programa de Pós-Graduação, Divinópolis MG , Brazil, Enfermeira. Doutoranda. UFMG/EE, Programa de Pós-Graduação. Professora Assistente. Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Divinópolis, MG - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raissa Silva Souza UFMG, EE, Programa de Pós-Graduação, Divinópolis MG , Brazil, Enfermeira. Doutoranda. UFMG/EE, Programa de Pós-Graduação. Professora Assistente. Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Divinópolis, MG - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vânia Aparecida da Costa Oliveira UFMG, EE, Programa de Pós-Graduação, Divinópolis MG , Brazil, Enfermeira. Doutoranda. UFMG/EE, Programa de Pós-Graduação. Professora Assistente. Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Divinópolis, MG - Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20160032

Palavras-chave:

Currículo, Educação Superior, Enfermagem, Pesquisa em Avaliação de Enfermagem

Resumo

O objetivo é descrever o processo de avaliação curricular implementado em 2009, na Escola de Enfermagem da UFMG. Para isso, foi adotado o Modelo de Avaliação Contexto, Insumos, Processo e Produto. O texto consta de quatro partes: construção coletiva da proposta curricular; concepção da avaliação curricular; dimensões do processo de avaliação; resultados obtidos em uma das estratégias empregadas. O processo de avaliação tem favorecido a análise coletiva sobre as dimensões do currículo, mesmo com participação docente aquém do esperado, a análise sobre os impactos da formação no mercado de trabalho e a inserção dos discentes no processo. O modelo adotado, embora de caráter racional, tem possibilitado reinvenções nos processos de avaliação, com implicações nos modos de subjetivação docente.

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Publicado

04-05-2017

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Avaliação do currículo de enfermagem:: travessia em direção ao projeto pedagógico. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 24º de dezembro de 2025];20. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50015

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