A família da criança considerada "problema" na escola

Autores

  • Suzane de Fátima do Vale Tavares Universidade Estadual do Ceará; UECE, GRUPESS
  • Sâmya Aguiar Lôbo Universidade Estadual do Ceará; UECE, GRUPESS
  • Fernanda Araújo Rios Universidade Estadual do Ceará; UECE, GRUPESS
  • Ana Ruth Macedo Monteiro UECE FAMETRO, Curso de Graduação em Enfermagem ; UECE, CMACCLIS ; FortalezaCE, SESA, Hospital de Messejana ; GRUPESS
  • Natalia Rocha Comaru GRUPESS

DOI:

https://doi.org/10.5935/2316-9389.2010.v14.50482

Palavras-chave:

Família, Relações Familiares, Saúde Mental, Promoção da Saúde, Enfermagem

Resumo

Neste estudo descritivo/exploratório, buscou-se conhecer a estrutura familiar da criança considerada problema na escola. Foram entrevistadas 13 famílias de 14 crianças, consideradas problemas, de uma escola. Percebeu-se que grande parte dos entrevistados possui casa própria, com pequena estrutura física e precárias condições de higiene. O tipo de família prevalente é biparental. As categorias que emergiram dos discursos foram: pais ausentes, criação, ociosidade das crianças, assiduidade às aulas. Considera-se que há vasto campo para a promoção da saúde mental que, integrada à rede de saúde da família, pode oferecer à família aportes necessários para o enfrentamento das mais variadas situações do cotidiano. É notória a necessidade de o enfermeiro perceber o ambiente familiar como campo de ação, com vista à melhoria da qualidade das relações familiares

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-03-2010

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
A família da criança considerada "problema" na escola. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 25º de dezembro de 2025];14(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50482