A família da criança considerada "problema" na escola
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2010.v14.50482Palavras-chave:
Família, Relações Familiares, Saúde Mental, Promoção da Saúde, EnfermagemResumo
Neste estudo descritivo/exploratório, buscou-se conhecer a estrutura familiar da criança considerada problema na escola. Foram entrevistadas 13 famílias de 14 crianças, consideradas problemas, de uma escola. Percebeu-se que grande parte dos entrevistados possui casa própria, com pequena estrutura física e precárias condições de higiene. O tipo de família prevalente é biparental. As categorias que emergiram dos discursos foram: pais ausentes, criação, ociosidade das crianças, assiduidade às aulas. Considera-se que há vasto campo para a promoção da saúde mental que, integrada à rede de saúde da família, pode oferecer à família aportes necessários para o enfrentamento das mais variadas situações do cotidiano. É notória a necessidade de o enfermeiro perceber o ambiente familiar como campo de ação, com vista à melhoria da qualidade das relações familiaresDownloads
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Publicado
01-03-2010
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Pesquisa
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Copyright (c) 2010 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

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Como Citar
1.
A família da criança considerada "problema" na escola. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 25º de dezembro de 2025];14(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50482


































