Promoção da saúde sexual no curso de enfermagem: estratégias de docentes
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v12i3.50607Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Sexualidade, Docentes, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Pesquisa QualitativaResumo
A vivência diante das estratégias de promoção da saúde facilita a adoção de uma prática voltada para a melhoria da saúde individual e coletiva. Neste estudo, objetiva-se verificar a compreensão dos docentes sobre a promoção da saúde e identificar as estratégias de promoção da saúde sexual adotadas por eles. É um estudo qualitativo, descritivo, realizado com cinco docentes da disciplina saúde da mulher do curso de Enfermagem de três universidades de Fortaleza. Em relação à compreensão da promoção da saúde, as entrevistadas referiram uma co-relação entre promoção da saúde, qualidade de vida, educação em saúde e autocuidado. No tocante à articulação entre o conteúdo teórico-prático e a promoção da saúde do discente, não ocorre de forma planejada. Quanto às dificuldades enfrentadas para a promoção da saúde sexual do aluno, observamos o espaçamento entre as aulas, a carga horária da disciplina e o tipo de conteúdo abordado. Concluímos que o conhecimento das informantes a respeito da promoção da saúde não corresponde ao real significado de sua proposta, limitando-se às ações pontuais de educação em saúde. O educador pode desenvolver seu papel transformador por meio de reflexões sobre o desenvolvimento da saúde sexual do alunado, principalmente por se tratar de uma população predominantemente feminina e jovem.Downloads
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Publicado
01-09-2008
Como Citar
1.
Vidal ECF, Aquino P de S, Carvalho QCM, Pinheiro AKB, Ximenes LB. Promoção da saúde sexual no curso de enfermagem: estratégias de docentes. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2008 [citado 9º de novembro de 2024];12(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50607
Edição
Seção
Pesquisa