Ensino e aprendizagem em ambiente virtual: atitude de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Viviane Rolim de Holanda Vitória de Santo AntãoPE, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro FortalezaCE, Universidade Federal do Ceará, Brasil
  • Eliane Rolim Holanda Vitória de Santo AntãoPE, UFPE, Brasil
  • Manuelly Cristine de Lima Santos Vitória de Santo AntãoPE, Centro Acadêmico de Vitória, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v19i1.49599

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se avaliar uma hipermídia como estratégia de ensino, a aprendizagem em ambiente virtual e a atitude de acadêmicos de Enfermagem para o ensino on-line das doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 28 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública da região Nordeste do Brasil. Os participantes da amostra foram selecionados por conveniência. Para a coleta de dados, foi disponibilizada uma hipermídia hospedada no ambiente virtual SOLAR. Utilizou-se instrumento validado para verificação do conhecimento prévio (pré-teste) e conhecimento adquirido (pós-teste) após a estratégia educativa e escala de Likert para avaliação da hipermídia e atitude dos alunos. Os dados foram analisados no SPSS, versão 20.0. Aplicou-se o teste de Wilcoxon com nível de significância de 5%. Antes de iniciar as aulas no ambiente virtual, 67,9% dos alunos consideravam o seu conhecimento limitado sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Ao fim dos módulos, 78,5% dos alunos classificaram o aprendizado como muito substancial e substancial. Houve diferença estatística no rendimento acadêmico dos alunos, com evidência de aumento na média de acertos do pós-teste (p=0,00). A maioria dos participantes classificou a hipermídia e a sua atitude para a aprendizagem on-line como adequada. A hipermídia auxiliou no processo de formação profissional, estimulando uma aprendizagem motivadora mediante os recursos multimídias. Constitui-se em um recurso didático complementar para o ensino teórico na graduação em Enfermagem.

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Publicado

01-03-2015

Como Citar

1.
Holanda VR de, Pinheiro AKB, Holanda ER, Santos MC de L. Ensino e aprendizagem em ambiente virtual: atitude de acadêmicos de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2015 [citado 3º de outubro de 2024];19(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49599

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