Ensino de enfermagem gerontológica na graduação das instituições públicas do estado de Minas Gerais

Autores

  • Gabriela Ribeiro de Oliveira Secretaria Saúde da Municipal de Patos de Minas, Programa Família
  • Darlene M. dos Santos Tavares Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Centro de Graduação em Enfermagem , darlenetavares@netsite.com.br
  • Liciane Langona Montanholi Hospital Guilherme Álvaro de Santos
  • Ana Lúcia de Assis Simões UFTM, CGE

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v11i1.50714

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Recursos Humanos em Enfermagem, Idoso, Enfermagem Geriátrica, Envelhecimento

Resumo

Neste estudo, descreve-se a visão dos docentes de Enfermagem de seis instituições públicas do Estado de Minas Gerais quanto aos conceitos de idoso e gerontologia, carga horária e conteúdo de gerontologia, bem como participação em pesquisa e extensão. Responderam ao questionário dez (76,8%) docentes. A análise dos dados foi baseada em Bardin.14 A maioria dos docentes pertence ao sexo feminino (80%), 70% são mestres e 20% são doutores. A carga horária variou. Foram ministrados os seguintes conteúdos: Assistência de Enfermagem Gerontológica, Fundamentos da Atenção Gerontológica e Aspectos Legais. Os docentes realizam pesquisas (30%) e extensão (40%). Os conceitos de idoso e gerontologia têm aderência ao conceito atual.

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Publicado

01-01-2007

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Ensino de enfermagem gerontológica na graduação das instituições públicas do estado de Minas Gerais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de janeiro de 2007 [citado 18º de março de 2025];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50714

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