Processo teórico-metodológico utilizado em pesquisa com adolescentes

experienciando o grupo-pesquisador

Autores

  • Leila Memória Paiva Moraes Secretaria de Municipal de Saúde de Uberaba, Departamento de Saúde Pública
  • Violante Augusta Batista Braga Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto , Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

Palavras-chave:

Adolescente Institucionalizado, Pesquisa em Enfermagem, Pesquisa Metodológica em Enfermagem

Resumo

O estudo objetivou descrever o processo teórico-metodológico utilizado durante realização de pesquisa de mestrado com adolescentes institucionalizados, sensibilizando os profissionais de enfermagem para a viabilidade da metodologia empregada em pesquisas com adolescentes. Desenvolvido com adolescentes de ambos os sexos de um Abrigo Público. Proposta metodológica inspirada no referencial teórico-metodológico da sociopoética através do método do grupo-pesquisador, utilizando subsídios da teoria da análise institucional, favorecendo a expressão da criatividade, sensibilidade, liberdade de expressão e o emergir revolucionário do grupo através de oficinas vivenciais. O esboço produzido buscou descrever o método do grupo-pesquisador oriundo da sociopoética e conceitos operativos da análise institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-12-2004

Edição

Seção

Relato de Experiencia

Como Citar

1.
Processo teórico-metodológico utilizado em pesquisa com adolescentes: experienciando o grupo-pesquisador. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2004 [citado 17º de julho de 2025];8(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50871

Artigos Semelhantes

1-10 de 1619

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)