Práticas educativas em saúde: a enfermagem revendo conceitos na promoção do autocuidado

Autores

  • Gisely Abrantes Chalub Menezes
  • Rebeca dos Santos Duarte Rosa PUC Minas, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v8i2.50884

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Autocuidado, Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo reflexivo sobre as práticas educativas em saúde que proporcionam o resgate da dimensão humana do cuidado, além de assegurar ao enfermeiro o papel de cuidador e, sobretudo, o de educador para a saúde. Este artigo teve como objetivos: rever conceitos pertinentes à relação "ser cuidado" e "ser cuidador" e discutir o papel das práticas educativas em saúde como instrumento potencializador do autocuidado. Mediante revisão da literatura e percepções acerca das práticas educativas desenvolvidas durante o período de estágio curricular em centros de saúde e hospitais de médio porte da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, concluiu-se que as práticas educativas em saúde possibilitam a discussão da qualidade de vida das pessoas, desafio permanente para profissionais de saúde que procuram soluções para minimizar os agravos à saúde promovidos e acentuados pelas desigualdades sociais.

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Publicado

01-06-2004

Edição

Seção

Artigo Reflexivo

Como Citar

1.
Práticas educativas em saúde: a enfermagem revendo conceitos na promoção do autocuidado. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2004 [citado 28º de janeiro de 2025];8(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50884

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