”Fui fazendo e aprendendo...” temática de aprendizagem de clientes colostomizados e a ação educativa do enfermeiro

Autores

  • Márcia Tasso Dal Poggetto Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ; UberabaMG, Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Centro de Graduação em Enfermagem
  • Lisete Diniz Ribas Casagrande Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Clientes Colostomizados, Autocuidado, Atividade Educativa do Enfermeiro

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de verificar, junto aos clientes colostomizados, como se desenvolve o processo educativo durante o período de hospitalização. A investigação, sob forma de intervenção grupal, foi realizada com clientes colostomizados cadastrados em um programa de assistência multidisciplinar, através de entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos da análise temática proposta por Freire(11). Os resultados evidenciaram que o processo educativo ocorre de maneira descontextualizada, não oportunizando a participação ativa do cliente. Demonstrou-se a importância da atividade educativa do enfermeiro, junto aos clientes colostomizados, de modo a favorecê-los na tomada de consciência da situação que estão vivenciando, no reconhecimento da necessidade do desenvolvimento de capacidades e habilidades para o autocuidado, com vistas a garantir sua independência e autonomia nessa nova forma de viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2003

Como Citar

1.
Poggetto MTD, Casagrande LDR. ”Fui fazendo e aprendendo. ” temática de aprendizagem de clientes colostomizados e a ação educativa do enfermeiro. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2003 [citado 21º de maio de 2024];7(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50927

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)