Estratégia educacional sobre visita domiciliar baseada no curso aberto massivo online

Autores

  • Fernanda Ribeiro Borges Universidade Federal de Alfenas, Departamento de Enfermagem, Alfenas MG , Brazil, Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, Departamento de Enfermagem. Alfenas, MG - Brasil, Universidade Federal de Alfenas
  • Lívia Cristina Scalon da Costa Universidade Federal de Alfenas, Departamento de Enfermagem, Alfenas MG , Brazil, Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, Departamento de Enfermagem. Alfenas, MG - Brasil, Universidade Federal de Alfenas
  • Carolina Costa Valcanti Avelino UNIFAL-MG, Alfenas MG , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Técnico-Administrativo em Educação. UNIFAL-MG. Alfenas, MG - Brasil, Universidade Federal de Alfenas
  • Denismar Alves Nogueira UNIFAL-MG, Departamento de Estatística, Alfenas MG , Brazil, Zootecnista. Doutor em Estatística. Professor Titular. UNIFAL-MG, Departamento de Estatística. Alfenas, MG - Brasil, Universidade Federal de Alfenas
  • Claudio Kiner Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Departamento de Matemática e Computação - DMC, Itajubá MG , Brazil, Engenheiro. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação. Professor Adjunto. Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Departamento de Matemática e Computação - DMC. Itajubá, MG - Brasil, Universidade Federal de Itajubá
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá UNIFAL-MG, Escola de Enfermagem, Alfenas MG , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada. UNIFAL-MG, Escola de Enfermagem. Alfenas, MG - Brasil, Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49849

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Educação, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: avaliar a eficácia de uma estratégia educacional para estudantes universitários sobre visita domiciliar, baseada no Curso Aberto Massivo Online. Método: pesquisa quantitativa, quase-experimental, sem grupo-controle, do tipo pré e pós-teste realizada com 135 estudantes dos 1º e 3º períodos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Utilizou-se como estratégia educacional a oferta de um curso disponibilizado no website constituído por três módulos. Foi aplicado um questionário pré e pós-teste, um de caracterização dos participantes e um de avaliação do curso. Resultados: houve predomínio do sexo feminino (74,8%), com média de idade de 20 anos. Os participantes avaliaram positivamente os recursos midiáticos utilizados. Ao serem questionados acerca se gostariam de utilizar estratégias educacionais baseadas no Curso Aberto Massivo Online em outras disciplinas, 97,8% responderam afirmativamente. Dos 135 participantes, 96,3% afirmaram se sentirem mais aptos para realizar a visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família após a realização do curso e foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós-teste (p<0,001), sendo que 83% dos participantes tiveram nota maior no pós-teste, o que mostra a eficácia da intervenção. Conclusão: a estratégia educacional sobre visita domiciliar baseada na ferramenta MOOC mostrou-se eficaz, podendo ser uma potencial ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem a graduandos da área da saúde.

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Publicado

05-03-2018

Como Citar

1.
Borges FR, Costa LCS da, Avelino CCV, Nogueira DA, Kiner C, Goyatá SLT. Estratégia educacional sobre visita domiciliar baseada no curso aberto massivo online. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 5º de março de 2018 [citado 25º de novembro de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49849

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