Estratégia educacional sobre visita domiciliar baseada no curso aberto massivo online
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49849Palavras-chave:
Visita Domiciliar, Educação, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: avaliar a eficácia de uma estratégia educacional para estudantes universitários sobre visita domiciliar, baseada no Curso Aberto Massivo Online. Método: pesquisa quantitativa, quase-experimental, sem grupo-controle, do tipo pré e pós-teste realizada com 135 estudantes dos 1º e 3º períodos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Utilizou-se como estratégia educacional a oferta de um curso disponibilizado no website constituído por três módulos. Foi aplicado um questionário pré e pós-teste, um de caracterização dos participantes e um de avaliação do curso. Resultados: houve predomínio do sexo feminino (74,8%), com média de idade de 20 anos. Os participantes avaliaram positivamente os recursos midiáticos utilizados. Ao serem questionados acerca se gostariam de utilizar estratégias educacionais baseadas no Curso Aberto Massivo Online em outras disciplinas, 97,8% responderam afirmativamente. Dos 135 participantes, 96,3% afirmaram se sentirem mais aptos para realizar a visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família após a realização do curso e foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós-teste (p<0,001), sendo que 83% dos participantes tiveram nota maior no pós-teste, o que mostra a eficácia da intervenção. Conclusão: a estratégia educacional sobre visita domiciliar baseada na ferramenta MOOC mostrou-se eficaz, podendo ser uma potencial ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem a graduandos da área da saúde.
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