Percepção discente sobre metodologias de ensino na graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG (2009-2013)

Autores

  • Thelma Yanagisawa Shimomura
  • Maria Tereza Fonseca Dias

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4984

Resumo

RESUMO: O Curso de Ciências do Estado resultou da adesão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Criado em 2009, tem como objetivo a formação de profi ssionais com conhecimento amplo do funcionamento da estrutura estatal como também capacidade para liderar e planejar políticas públicas com visão humanística. Em seu Projeto Pedagógico de Curso adotou o seminário como metodologia de ensino/aprendizagem, com a fi nalidade de estimular o diálogo crítico e a produção do conhecimento de forma cooperativa entre estudantes e professores. O presente trabalho analisou a preferência dos discentes sobre a utilização de várias metodologias de ensino/aprendizagem no curso de Ciências de Estado. Foi realizada pesquisa bibliográfi ca e participante, além da aplicação de questionário aos discentes. Na análise das respostas do questionário foi possível perceber que na visão dos alunos entrevistados, especifi camente quanto a metodologia de seminário, esta não foi a metodologia mais apreciada, por muitas vezes não ser aplicada como metodologia de ensino, e sim como método avaliativo. Mesm o assim, esta metodologia foi considerada importante para desenvolver as habilidades necessárias para a formação do cientista do estado.


PALAVRAS-CHAVE: Ciências do Estado; Seminário de Capacitação; Metodologias de ensino/aprendizagem; Ensino Superior.

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Publicado

2016-07-27

Como Citar

SHIMOMURA, T. Y.; DIAS, M. T. F. Percepção discente sobre metodologias de ensino na graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG (2009-2013). Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2016. DOI: 10.35699/2525-8036.2016.4984. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/4984. Acesso em: 7 jul. 2022.

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