Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista, sendo submetida exclusivamente para REVICE.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autoras e Autores.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão deve ser em formato .doc.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autoras e Autores

A Revista de Ciências do Estado aceita trabalhos exclusivamente inéditos em forma de artigos, ensaios, resenhas, traduções e memórias históricas. Os textos deverão versar sobre o Foco e Escopo da Revista, disponíveis na página Sobre > Sobre a Revista, além dos possíveis dossiês temáticos, e podem ser encaminhados a qualquer momento através do site, preenchendo as seções requisitadas e informando um resumo da biografia, endereço de contato, além da URL do ORCID. Os trabalhos serão publicados em fluxo contínuo agrupados em dois números por ano, condicionados à política adotada pela Equipe Editorial em observância aos critérios de qualificação do periódico. A REVICE acredita na capacidade e autonomia da produção científica discente e, por isso, aceita textos desde autoras e autores da graduação em diante, sendo relevante a qualidade do trabalho além da titulação. Artigos escritos em coautoria devem seguir todas as normas definidas acima para cada um de seus autores e suas autoras. Personalidades com notório saber e referência na área da Revista poderão ser convidados pela Equipe Editorial a publicarem trabalhos. Serão aceitos trabalhos com até 3 (três) autoras ou autores. A REVICE preza pela ampliação da comunicação acadêmica, superando barreiras geográficas e financeiras para garantir a livre apreciação e discussão de resultados de trabalhos científicos em escala global. Os arquivos devem ser submetidos somente com o título do trabalho (ex. titulo.doc), de modo a não permitir a identificação das autoras e dos autores tanto no arquivo quanto no corpo do texto. Os trabalhos serão recebidos pela Direção da Revista, que realizará uma avaliação preliminar e posteriormente condicionará a tramitação aos membros do Corpo Editorial, que remeterá, sem identificação, à análise de pareceristas anônimos para avaliação qualitativa de forma e conteúdo (double-blind peer review). O parecer pode determinar o aceite para publicação, a solicitação de modificações ou a recusa do artigo. A autora ou autor terá acesso a todos os pareceres sobre seu trabalho, sem identificação dos pareceristas. Os artigos aprovados e que venham a sofrer modificações oriundas das solicitações dos pareceristas deverão ser novamente enviados para a REVICE. A decisão final quanto à aprovação para a publicação dos artigos é da Equipe Editorial. Os trabalhos devem ser escritos em um dos seguintes idiomas: português, inglês ou espanhol e devem obedecer aos seguintes requisitos:

 

1 Regras preliminares:

1.1 Título na língua de redação do texto seguido dos outros idiomas aceitos pela REVICE (português, inglês e espanhol). Deve ser apresentado na fonte Times New Roman em tamanho 16, centralizado, com apenas a primeira letra em maiúsculo, em negrito e com espaçamento simples. É fortemente recomendado que o título tenha apenas uma linha. O subtítulo deve ser usado somente quando for indispensável e deve ser grafado em claro e centralizado em linha logo abaixo do título. 

1.2 Resumo na língua de redação do texto seguido dos outros idiomas aceitos pela REVICE (português, inglês [abstract] e espanhol [resumen]) com extensão entre 200 e 250 palavras. Deve ser estruturado em parágrafo único após o título, fonte em tamanho 12, justificado, espaçamento simples e em claro. Os títulos — resumo, abstract e resumen — são alinhados à esquerda, sem recuo, em corpo 12, em negrito. 

1.3 De 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;), apenas com a primeira letra em maiúsculo, na língua de redação do texto seguidas dos outros idiomas aceitos pela REVICE (português, inglês [keywords] e espanhol [palabras clave]). Devem ser apresentadas em fonte tamanho 12, espaçamento simples, justificado e em claro. Os títulos — palavras-chave, keywords e palabras clave — são alinhados à esquerda, sem recuo, em corpo 12, em negrito. 

1.4 Título, resumo e palavras-chave devem ser enviados em português, inglês e espanhol.

 

2 Estrutura formal do corpo do texto: 

2.1 Tamanho do papel: A4.

2.2 Editor de texto: word.doc.

2.3 Fonte: Times New Roman, 12.

2.4 Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm.

2.5 Parágrafo: recuo de 1,5; espaçamento anterior e posterior: 0 ponto.

2.6 Entre linhas: 1,5 para o corpo do texto.

2.7 Alinhamento: justificado.

2.8 Epígrafe: opcional; itálico, alinhamento à direita e antes do início do corpo do texto.

2.9 Numeração progressiva das seções:

1 Seção primária - apenas a primeira letra maiúscula e em negrito

1.1 Seção secundária - apenas a primeira letra maiúscula e em claro

1.1.1 Seção terciária - apenas a primeira letra maiúscula e em itálico

1.1.1.1 Seção quaternária - apenas a primeira letra em maiúscula e sublinhado

1.1.1.1.1 Seção quinária - apenas a primeira letra em maiúscula

2.10 Uso de destaque ao longo do texto: itálico em palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses, entre outros. Apenas excepcionalmente o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões.

2.11 Extensão do trabalho

  • Artigos: entre 15 e 25 páginas, incluindo texto e referências bibliográficas. A possibilidade de publicação de textos com mais de 25 páginas será avaliada pelos editores, mas é explicitamente desencorajada. 
  • Ensaios: entre 10 e 20 páginas, incluindo texto e referências bibliográficas. A possibilidade de publicação de textos com mais de 20 páginas será avaliada pelos editores, mas é explicitamente desencorajada. 
  • Resenhas: entre 5 e 10 páginas, incluindo texto e referências bibliográficas. 
  • Traduções: livre.
  • Memórias históricas: livre.

2.12 O trabalho deverá observar as regras da ABNT, com exceção do sistema de citação autor-data e emprego de negrito.

 

3 Notas de rodapé, citações e referências

3.1 Notas de rodapé: devem ser utilizadas também para comentários acerca do texto. Justificado, tamanho 10 e com espaçamento simples. 

3.2 Citações diretas de até 3 linhas devem ser realizadas no corpo do texto. Citações diretas que excedam 3 linhas devem ser realizadas com recuo, separadas do parágrafo por um espaço vertical (1,5 pt) com tamanho 10, justificado, espaçamento simples, recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas, sem defesa (recuo) de parágrafo, com ponto final. Encerrada a citação, dar uma linha (espaço 1,5 pt) antes de retomar o texto.

3.3 Referências das citações: devem ser apresentadas no rodapé de página, incluindo sempre as indicações sobre a página da obra citada, referenciada ou consultada [no caso de citação indireta de artigos a indicação da página é opcional].

3.4 A REVICE apoia esforços relativos à visibilidade das mulheres nas ciências. Dessa forma, as primeiras citações em notas de rodapé e as referências no final do artigo devem conter o prenome das autoras e dos autores, e não apenas suas iniciais. 

3.5 O título da obra - de livro ou de revista/periódico - deve ser apresentado em itálico e deve obedecer o seguinte modelo:

Livros de um (ou mais) autores:

- primeira citação (em nota de rodapé):

CARVALHO, Orlando Magalhães. Caracterização da Teoria Geral do Estado. Belo Horizonte: Kriterion, 1951, p. 55-56. 

- a partir da segunda citação (em nota de rodapé):

CARVALHO. Caracterização da Teoria Geral do Estado, cit., p. 55-56. 

- na bibliografia final:

CARVALHO, Orlando Magalhães. Caracterização da Teoria Geral do Estado. Belo Horizonte: Kriterion, 1951.

Tradução:

- primeira citação (em nota de rodapé):

MOUFFE, Chantal. Sobre o político. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015, p. 38.

- a partir da segunda citação (em nota de rodapé):

MOUFFE. Sobre o político, cit., p. 38.

- na bibliografia final:

MOUFFE, Chantal. Sobre o político. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

Coletânea:

- primeira citação (em nota de rodapé):

AMAT Y LEÓN, Joan Lara (Org.). La ciudanía y lo político; ciudadanía y crisis de la democracia liberal en un mundo en transformación. Lima: ONPE, Facultad de Letras y Ciencias Humanas y Escuela de Ciencia Política de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2020, p. 54. 

- a partir da segunda citação (em nota de rodapé):

AMAT Y LEÓN. La ciudanía y lo político, cit., p. 54. 

- na bibliografia final:

AMAT Y LEÓN, Joan Lara (Org.). La ciudanía y lo político; ciudadanía y crisis de la democracia liberal en un mundo en transformación. Lima: ONPE, Facultad de Letras y Ciencias Humanas y Escuela de Ciencia Política de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2020.

Capítulo de livro:

- primeira citação (em nota de rodapé):

CARDOSO, Renato César. Más allá de las dos culturas. In: MAYOS SOLSONA, Gonçal; CARDOSO, Renato César; HENRIQUE JÚNIOR, Moacir (Org.). Interdisciplinaridade e Interconstitucionalidade 2. Uberlândia: LAECC, 2019, p. 207-208. 

- a partir da segunda citação (em nota de rodapé):

CARDOSO. Más allá de las dos culturas, cit., p. 207-208.  

- na bibliografia final:

CARDOSO, Renato César. Más allá de las dos culturas. In: MAYOS SOLSONA, Gonçal; CARDOSO, Renato César; HENRIQUE JÚNIOR, Moacir (Org.). Interdisciplinaridade e Interconstitucionalidade 2. Uberlândia: LAECC, 2019, p. 183-208.

Artigo em periódico:

- primeira citação (em nota de rodapé):

ÁLVARES, Lucas Parreira. Uma breve história das Ciências do Estado. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1,  p. 14, 2016.

 - a partir da segunda citação (em nota de rodapé):

ÁLVARES. Uma breve história das Ciências do Estado, cit., p. 14.

- na bibliografia final:

ÁLVARES, Lucas Parreira. Uma breve história das Ciências do Estado. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/4982/3050

3.6 Referências: devem ser colocadas no fim do trabalho em forma de lista, em tamanho 12, alinhadas à esquerda, espaçamento simples, separadas por espaço simples. O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o itálico.

3.7 Elementos gráficos (tabelas, quadros, gráficos, figuras e mapas): devem ser numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Devem estar em formato de imagem no corpo do texto, com uma linha (espaço 1,5 pt) de distância antes e depois. A REVICE poderá solicitar que os elementos gráficos sejam também enviados junto ao texto, em arquivo à parte, no software em que foram produzidos.

3.8 Imagens coloridas e em preto e branco devem ser digitalizadas eletronicamente em .jpg e apresentadas em dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.

3.9 A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade das autoras e dos autores.

 

Artigos

Política padrão de seção.

Ensaios

Política padrão de seção.

Resenhas

Política padrão de seção, retirando o resumo. Devem conter a obra resenhada após o título. A avaliação preliminar da Direção da REVICE atentará sobre a pertinência da publicação considerando a relevância da obra; a qualidade e abordagem crítica da resenha; e a pertinência da obra em relação ao foco e ao escopo da Revista.

Traduções

Política padrão de seção. Devem possuir relevância acadêmica e serem autorizadas pelo autor original, caso não estejam em domínio público.

Memória Histórica

Seção destinada ao registro da Memória Histórica do bacharelado em Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais, a adequação será avaliada preliminarmente pela Equipe Editorial.

 

A inobservância das presentes normas acarretará o não aceite do trabalho.

Política de Privacidade

Os dados pessoais informados à REVICE serão utuilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não serão disponibilizados para outras fins ou a terceiros.

Os trabalhos estão licenciados na seguinte forma: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional