¿Un embudo moderno?
El proyecto social de los positivistas gauchos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5033Palabras clave:
Modernidad positivista, Esfera pública, MetanarrativaResumen
Al analizar los escritos de divulgación de los positivistas gauchescos del Templo Positivista de Porto Alegre entre los siglos XIX y XX, este trabajo buscó comprender la noción positivista de modernidad, que involucra una serie de otros aspectos teóricos más allá de la teoría de los tres estados, posiblemente el aspecto más famoso de la teoría comteana. Así, al abordar rasgos de esta doctrina, esperamos mostrar algunos supuestos (pruebas para nuestros actores) que subyacen a este proyecto teleológico de modernidad.
Descargas
Citas
ABREU, Regina. “Museus, ruínas e paisagens: patrimonialização e disputas de sentidos”. In: GUIMARAENS, Ceça (Org.). Museografia e Arquitetura de Museus. Rio de Janeiro: UFRJ, FAU, PROARQ, 2010.
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CASANOVA, José. Ansiedades da democracia. Revista de Estudos da Religião, v.1, dez 2010, pp. 1-16.
COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
DEACON, Roger; PARKER, Ben. “Educação como sujeição e como recusa”. In: SILVA, Tomás Tadeu. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.Revice - Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v.2, n.1, p. 414-431, jan./jul. 2017.
KOLAKOWSKI, Leszek. La filosofia positivista: ciencia y filosofia. Madrid: Catedra, 1988.
RIBEIRO JUNIOR, João. O que é positivismo. Sao Paulo: Brasiliense, 2009.
SOARES, Mozart Pereira. O positivismo no Brasil: 200 anos de Augusto Comte.Porto Alegre: Age, Ed. da UFRGS: 1998.
STRATHERN, Marilyn. “Parts and wholes”. In: KUPER, Adam. Conceptualizing society. Londres: European Association of Social Anthropologists: 1992.
TRINDADE, Hélgio. “O jacobinismo castilhista e a ditadura positivista no Rio Grande do Sul”. In: TRINDADE, Hélgio (org). O positivismo: teoria e prática: sesquicentenário da morte de Augusto Comte. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Unesco, 2007.
TAMBARA, Elomar. “Positivismo e Educação no Rio Grande do Sul”. In: GRAEBIN, Cleusa Maria. Revisitando o positivismo. Canoas: La Salle, 1998.
PETIT, Annie. “História de um sistema: o positivismo comtiano”. In: TRINDADE, Hélgio (org). O positivismo: teoria e prática: sesquicentenário da morte de Augusto Comte. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, Unesco, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Ricardo Cortez Lopes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.