Desafios da Atenção Básica na Gestão de Risco de Desastres em Ilhabela-SP

Autores

  • Waldemir de Albuquerque Costa Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Natalia de Campos Carvalho Programa Mais Médicos (PMM)
  • Pablo Andrés Piccinelli Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela-SP
  • Maria da Paz Feitosa de Sousa Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela-SP

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.20498

Palavras-chave:

Desastres naturais, Atenção Primária à Saúde, Gestão de riscos

Resumo

Em cenários de desastres naturais, o setor saúde costuma ser um dos mais demandados, contudo nem sempre se encontra devidamente preparado para atuar em situações adversas. A Atenção Básica à Saúde (ABS), neste sentido, apresenta grande potencial de intervenção sobre os territórios afetados mas carece, em grande medida, de qualificação e suporte institucional. Neste sentido, o presente artigo traz o relato de uma experiência vivenciada pelo município de Ilhabela-SP, acometido por fenômenos climáticos de grandes proporções, e a gestão de risco desenvolvida sob a ótica de sua ABS. A análise do caso traz discussões sobre os desafios enfrentados pelas equipes e o papel do poder público na preparação e resposta aos desastres, sobretudo em regiões de maior vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldemir de Albuquerque Costa, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Médico, mestre em Saúde Coletiva (UEFS) e especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Foi professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e preceptor e co-fundador dos Programas Integrados de Residências em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família (FESF-SUS/Fiocruz) na região metropolitana de Salvador-BA. Atualmente é supervisor do Grupo Especial de Supervisão do Programa Mais Médicos (PMM) em áreas remotas e territórios indígenas da Amazônia Legal e médico da Estratégia Saúde da Família no Distrito Federal.

Natalia de Campos Carvalho, Programa Mais Médicos (PMM)

Graduada em Medicina com residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e estudante do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/UNIFESP), trabalhou na Estratégia de Saúde da Família dos municípios do Rio de Janeiro-RJ e de Ilhabela-SP. Tem atuado como docente e coordenadora da área de saúde nos módulos de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do Programa Mais Médicos (PMM), em Cuba e Brasília-DF, além de ser, desde 2017, supervisora do Grupo Especial de Supervisão do PMM em áreas remotas e territórios indígenas da Amazônia Legal.

Pablo Andrés Piccinelli, Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela-SP

Graduado em Medicina pela Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM/Cuba) e especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), trabalhou na Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios de Fortaleza-CE, Tamboril-CE, Caucaia-CE e Boa Vista-RR e na Saúde Indígena no DSEI-Ceará e DSEI-Leste Roraima. Atualmente trabalha como supervisor pedagógico do Grupo Especial de Supervisão do Programa Mais Médicos (GES/PMM) em áreas remotas e territórios indígenas da Amazônia Legal e na ESF de Ilhabela-SP.

Maria da Paz Feitosa de Sousa, Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela-SP

Graduada em Medicina pela Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM/Cuba), com especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza-CE e estudante de mestrado em Saúde Pública pela Escuela Nacional de Salud Publica (ENSAP/Cuba), trabalhou na Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios de Fortaleza-CE, Tamboril-CE, Aquiraz-CE e Boa Vista-RR e na Saúde Indígena no DSEI-Ceará. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica do Grupo Especial de Supervisão do Programa Mais Médicos (GES/PMM) em áreas remotas e territórios indígenas da Amazônia Legal e na ESF de Ilhabela-SP.     

Referências

ALVES, X. Jornal O Vale. Intensidade do vento em Ilhabela equivale a furacão, aponta CPTEC. [internet]. 2019. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ovale.com.br/_conteudo/_conteudo/nossa_regiao/2019/05/77711-intensidade-do-vento-em-ilhabela-equivale-a-furacao--aponta-cptec.html

BENEVIDES, L. R. S. A atenção psicossocial e as intervenções geradas em contextos de desastre: a experiência de profissionais em Teresópolis. [dissertação]. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; 2015.

BRAGA, A. P. A. et al. Produção científica sobre psicologia dos desastres: uma revisão da literatura nacional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 179-188.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Departamento de Prevenção e Preparação. Proteção e Defesa Civil: guia para atores locais. Brasília; 2017.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Relatórios Analíticos 2º Ciclo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). 2019 [acesso em 2020 mai 07] http://pmaq.lais.huol.ufrn.br/relat_analiticos?estado=SP&municipio=352040

BUNO, B. S. Educação Permanente como Dispositivo para Enfrentamento dos Desastres Naturais: uma experiência na Região Serrana do Rio de Janeiro. [dissertação]. Universidade Federal Fluminense; 2016.

BURIHAN, S. Tamoios News. Litoral Norte pode ter sido atingido por um furacão categoria 1 no domingo passado [internet]. 2019. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.tamoiosnews.com.br/previsao-tempo/litoral-norte-pode-ter-sido-atingido-por-um-furacao-de-categoria-1-no-domingo-passado/

CARVALHO, J. O Vale. Após deslizamento, 10 mil pessoas seguem isoladas em Ilhabela [internet]. 2019. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ovale.com.br/_conteudo/_conteudo/nossa_regiao/2019/05/78978-apos-deslizamento--10-mil-pessoas-seguem-isoladas-em-ilhabela.html

CARVALHO, M. L. Reabilitação física e recuperação da saúde no contexto dos desastres naturais: estudo de caso em Nova Friburgo. [tese de doutorado]. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; 2017.

CEPED – Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. 2.ed. ed. rev. e ampl. Florianópolis: UFSC; 2013.

CMEBI – Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela. Moção de Louvor nº 013/2019. Moção de louvor à equipe de saúde que prestou serviços de caráter emergencial no posto de saúde da costa sul. Ilhabela; 2019.

COSTA, W. A. Produção do Cuidado na Estratégia Saúde da Família em Territórios Urbanos Superpopulosos: criatividade, práticas libertárias e conectividade. [dissertação]. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016.

FERNANDES, G. C. M. et al. Atenção primária à saúde em situações de desastres: revisão sistemática. Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e76.

FREITAS, C. M. D. et al. Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica. Acervo de recursos educacionais em saúde. Universidade aberta do SUS [Internet]. 2016. [acesso em 2020 mai 07]. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9036

______. et. al. Guia de Preparação e Respostas do Setor Saúde aos Desastres. Fiocruz/Secretaria de Vigilância em Saúde, Rio de Janeiro; 2018.

______. et al. Desastres Naturais e Saúde: uma análise da situação do Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva. 2014; 19(9):3645-3656.

______. et al. Vulnerabilidade socioambiental, redução de riscos de desastres e construção da resiliência: lições do terremoto no Haiti e das chuvas fortes na Região Serrana, Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva. 2012; 17( 6 ): 1577-1586.

G1 – Vale do Paraíba e Região. Vendaval paralisa travessia, derruba árvores e arrasta embarcações no litoral [internet]. 2019a. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/04/28/vendaval-paralisa-travessia-derruba-arvores-e-arrasta-embarcacoes-no-litoral.ghtml

______. Ilhabela decreta emergência após vento de 123 km/h e queda de 300 árvores [internet]. 2019b. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/04/29/ilhabela-decreta-emergencia-apos-vento-de-123-kmh-e-queda-de-300-arvores.ghtml

______. Morro desliza, fecha estrada e isola costa sul de Ilhabela, SP [internet]. 2019c. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/05/18/morro-desliza-fecha-estrada-e-isola-costa-sul-de-ilhabela-sp.ghtml

______. Prefeitura de Ilhabela suspende aulas nas escolas da região Sul [internet]. 2019d. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/05/19/prefeitura-de-ilhabela-suspende-aulas-nas-escolas-da-regiao-sul.ghtml

______. Liberação de estrada bloqueada por deslizamento é prevista para sexta em Ilhabela [internet]. 2019e. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/05/23/liberacao-de-estrada-bloqueada-por-deslizamento-em-ilhabela-e-prevista-para-sexta-feira.ghtml

______. Abertura de estrada bloqueada por deslizamento de terra é adiada em Ilhabela, SP [internet]. 2019f. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/05/24/abertura-de-estrada-bloqueada-por-deslizamento-de-terra-e-adiada-em-ilhabela-sp.ghtml

______. Ilhabela libera parcialmente estrada atingida por deslizamento de terra [internet]. 2019g. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2019/05/25/ilhabela-libera-parcialmente-estrada-atingida-por-deslizamento-de-terra.ghtml

GOMES, C. Tribuna do Povo Ilhabela. CPTEC/INPE nega passagem de furacão por Ilhabela no último domingo [internet]. 2019a. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://tribunadopovo.net/index.php/cotidiano/1673-inpe-cptec-nega-passagem-de-furacao-por-ilhabela-no-ultimo-domingo.

LÜDTKE, M. F. et al. Composição de um grupo de trabalho de apoio às equipes da rede básica de saúde: análise em uma situação de desastre. Aletheia, Canoas , n. 45, p. 42-55, dez. 2014.

MENDES, E. V. O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde da Família. Brasília, DF: Organização Pan-Americana de saúde; 2012.

MENEGAT, R. P. Competências da Enfermeira na Atenção à População Rural Pós-desastre por Inundação. [dissertação]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Porto Alegre, 2017.

MURRAY, M.; TANTAU, C. Same-day appointments: exploding the access paradigm. Fam. Pract. Manag. [internet]. 2000 [acesso em 2020 abr 20]; 7(8):45-50. Disponível em: https://www.aafp.org/fpm/2000/0900/p45.html.

NARVÁEZ, L. et al. La gestión del riesgo de desastres: un enfoque basado em procesos. San Isidro: Secretaría General de la Comunidad Andina; 2009.

O VALE. Deslizamento isola moradores da região sul de Ilhabela; prefeita aciona Estado [internet]. 2019a. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ovale.com.br/_conteudo/nossa_regiao/2019/05/78845-deslizamento-isola-moradores-da-regiao-sul-de-ilhabela--prefeita-aciona-estado.html

OLIVEIRA, W. A.; POMPEU, E. L. T. O papel da atenção básica nos desastres de origem natural no Brasil. Revista de Saúde da Faciplac Brasília,. 2(1), Dez. 2015.

OPAS – Organização Pan-americana da Saúde. Ministério da Saúde. Desastres Naturais e Saúde no Brasil. Brasília, DF; 2014.

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Fundação João Pinheiro (FJP). Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras: Baixada Santista, Campinas, Maceió e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Brasília: PNUD, Ipea, FJP; 2015.

PMEBI – Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela. Secretaria Municipal de Saúde. Plano Municipal de Saúde 2018-2021. Ilhabela; 2017.

______. Informativo sobre as Chuvas [internet]. 2019a. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-chuvas/

______. Informativo sobre as Chuvas [internet]. 2019b. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-chuvas-2/

______. Informativo sobre as Chuvas [internet]. 2019c. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-3-chuvas/

______. Informativo sobre as Chuvas [internet]. 2019d. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-4-chuvas/

______. Informe [internet]. 2019e. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informe-3/

______. Prefeito decreta Estado de Emergência em Ilhabela [internet]. 2019f. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/prefeito-decreta-estado-de-emergencia-em-ilhabela/

______. Informativo – Atendimentos no Paço Municipal [internet]. 2019g. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-atendimentos-no-paco-municipal/

______. Prefeitura trabalha para restabelecer a normalidade em Ilhabela [internet]. 2019h. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/instituto-geologico-e-defesa-civil-do-estado-entregarao-relatorio-sobre-estrada-de-castelhanos-nesta-semana/

______. Instituto Geológico e Defesa Civil do Estado entregarão relatório sobre Estrada de Castelhanos nesta semana [internet]. 2019i. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/prefeitura-trabalha-para-restabelecer-a-normalidade-em-ilhabela/

______. Informativo [internet]. 2019j. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-15/

______. Informativo – atualização [internet]. 2019k. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-atualizacao/

______. Informativo sobre as chuvas [internet]. 2019l. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-sobre-as-chuvas/

______. Informativo sobre a interdição do acesso à região Sul da ilha [internet]. 2019m. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-sobre-a-interdicao-do-acesso-a-regiao-sul-da-ilha/

______. Informativo sobre a interdição do acesso à região Sul da ilha [internet]. 2019n. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-sobre-a-interdicao-do-acesso-a-regiao-sul-da-ilha-2/

______. Prefeita acompanha trabalhos das equipes que atenderam as ocorrências provocadas pelas chuvas [internet]. 2019o. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/prefeita-acompanha-trabalhos-das-equipes-que-atenderam-as-ocorrencias-provocadas-pelas-chuvas/

______. Informativo – SP 131 (Perimetral Sul) segue interditada após vistoria do Instituto Geológico de São Paulo – IG [internet]. 2019p. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-sp-131-perimetral-sul-segue-interditada/

______. Informativo – SP 131 (Perimetral Sul) segue interditada [internet]. 2019q. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-sp-131-perimetral-sul-segue-interditada-apos-vistoria-do-instituto-geologico-de-sao-paulo-ig/

______. Informativo – Nova rota do transporte marítimo [internet]. 2019r. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-nova-rota-do-transporte-maritimo/

______. Informativo – Após vistoria do DER SP 131 (Perimetral Sul) receberá monitoramento geotécnico para posterior início da desobstrução da pista [internet]. 2019s. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-apos-vistoria-do-der-sp-131-perimetral-sul-recebera-monitoramento-geotecnico-para-posterior-inicio-da-desobstrucao-da-pista/

______. Informativo – Prefeitura retira em torno de 15 mil litros de água da SP 131 (Perimetral Sul) [internet]. 2019t. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-prefeitura-retira-em-torno-de-15-mil-litros-de-agua-da-sp-131-perimetral-sul/

______. Informativo – Prefeitura inicia trabalho de desobstrução da SP 131 com a retirada de árvores e poda [internet]. 2019u. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-prefeitura-inicia-trabalho-de-desobstrucao-da-sp-131-com-a-retirada-de-arvores-e-poda/

______. Informativo – Prefeitura avança no trabalho de desobstrução da SP 131 no Sul da ilha [internet]. 2019v. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-prefeitura-avanca-no-trabalho-de-desobstrucao-da-sp-131-no-sul-da-ilha/

______. Informativo – Prefeitura realiza serviço de contenção provisória para avançar na desobstrução da SP 131 no Sul da ilha [internet]. 2019w. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-prefeitura-realiza-servico-de-contencao-provisoria-para-avancar-na-desobstrucao-da-sp-131-no-sul-da-ilha/

______. Informativo – Atualização da Rodovia SP 131 [internet]. 2019x. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-atualizacao-da-rodovia-sp-131/

______. Informativo – Condições do mar força alteração no trajeto do transporte marítimo [internet]. 2019y. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-condicoes-do-mar-forca-alteracao-no-trajeto-do-transporte-maritimo/

______. Informativo – Prefeitura libera meia pista da SP 131 e desbloqueia acesso à região Sul da ilha [internet]. 2019z. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/informativo-prefeitura-libera-meia-pista-da-sp-131-e-desbloqueia-acesso-a-regiao-sul-da-ilha/

______. Rodovia SP 131 segue liberada em meia pista no sistema pare e siga monitorado [internet]. 2019a1. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/rodovia-sp-131-segue-liberada-em-meia-pista-no-sistema-pare-e-siga-monitorado/

______. Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o fim de maio [internet]. 2019b1. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-segue-ate-o-fim-de-maio/

______. “Semana do Bebê e do Brincar” de Ilhabela começa na próxima segunda-feira [internet]. 2019c1. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/semana-do-bebe-e-do-brincar-de-ilhabela-comeca-na-proxima-segunda-feira/

______. Obras na Rodovia SP 131 continuam em ritmo acelerado em Ilhabela. 2019d1. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/obras-na-rodovia-sp-131-continuam-em-ritmo-acelerado-em-ilhabela/

______. Julho Amarelo é marcado por prevenção e diagnósticos de hepatites virais em Ilhabela [internet]. 2019e1. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.ilhabela.sp.gov.br/blog/julho-amarelo-e-marcado-por-prevencao-e-diagnosticos-de-hepatites-virais-em-ilhabela/

PROCHOROFF, R. O patrimônio geológico de Ilhabela-SP: estratégias de geoconsevação. [dissertação]. Universidade de São Paulo, 2014.

ROCHA, V. et al. O tema desastre na área da saúde: perfil da produção técnico-científica na base de dados especializada em desastres da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Ciência & Saúde Coletiva, 19(9):3775-3790, 2014.

SANTOS, P. Z. et al. Educação permanente sobre a atenção psicossocial em situação de desastres para Agentes Comunitários de Saúde: um relato de experiência. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. spe3, p. 200-208, dez. 2019.

TAMOIOS NEWS. Interdição de estradas faz moradores de Ilhabela “superlotarem” os barcos [internet]. 2019a. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.tamoiosnews.com.br/geral/interdicao-de-estradas-faz-moradores-de-ilhabela-e-sao-sebastiao-superlotarem-os-barcos/

______. Em Ilhabela, SP-131 permanece interditada ao tráfego [internet]. 2019b. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://www.tamoiosnews.com.br/geral/em-ilhabela-sp-131-continua-com-trafego-em-meia-pista-e-sistema-pare-e-siga/

TRIBUNA DO POVO. Prefeitura de Ilhabela retira em torno de 15 mil litros de água da SP 131 (Perimetral Sul) [internet]. 2019a. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2416658911890148&id=1492753154280733

______. Transporte público é retomado na região sul de Ilhabela e passagem continua gratuita [internet]. 2019b. [acesso em 2019 ago 23]. Disponível em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2419448054944567&id=1492753154280733

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

COSTA, W. de A.; CARVALHO, N. de C.; PICCINELLI, P. A.; SOUSA, M. da P. F. de. Desafios da Atenção Básica na Gestão de Risco de Desastres em Ilhabela-SP. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 204–231, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2020.20498. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/20498. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos