O estudo de controvérsias a partir de uma sequência didática investigativa

o desastre em Bento Rodrigues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.20590

Palavras-chave:

aprendizagem, mineração, Teoria Ator-Rede

Resumo

Este artigo identifica e descreve as controvérsias que foram suscitadas a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) sobre os impactos da mineração com alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Amparados nas premissas da Teoria Ator-Rede (TAR), seguimos os “rastros” dos diferentes atores participantes da SDI a partir das “translações” nas redes performadas. Constatamos que a SDI contribuiu para a compreensão dos alunos acerca dos impactos de uma exploração minerária, usando como exemplo o desastre em Bento Rodrigues. Consideramos, ainda, que a SDI performa como um objeto sociotécnico a ser utilizado na educação básica para se explorarem temas polêmicos e controversos.

 

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

CELESTINO, M. S.; REIS, A. L. dos .; SILVA, F. A. R. e. O estudo de controvérsias a partir de uma sequência didática investigativa: o desastre em Bento Rodrigues. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 562–587, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2020.20590. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/20590. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos