Da lama à (super)ação

um estudo de caso sobre a Escola Nacional de Energia Popular da Zona da Mata mineira

Autores

  • Emanuel Messias Arcas Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.24373

Palavras-chave:

educação popular, conflitos socioambientais, saber e poder

Resumo

Este aartigo tem como objetivo compreender as motivações políticas dos educadores responsáveis pela construção de uma universidade popular da Zona da Mata mineira. Esses agentes, oriundos de movimentos sociais camponeses, iniciaram tal empreendimento em 2015 – ano marcado pelo trágico rompimento da barragem de Fundão, distrito de Mariana (MG). Considerando a relevância deste dado para a pesquisa, produzida a partir de observação participante junto à comunidade escolar, propõe-se a análise do potencial que apresenta a crítica epistemológica realizada pelos educadores populares quanto às relações entre saber e poder, bem como suas contribuições à ação social e à formação política de atingidos por barragens da região, imersos em contextos de conflito socioambiental.

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Referências

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

VIEIRA, E. M. A. Da lama à (super)ação: um estudo de caso sobre a Escola Nacional de Energia Popular da Zona da Mata mineira. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 440–465, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2020.24373. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/24373. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos