Da lama à (super)ação

um estudo de caso sobre a Escola Nacional de Energia Popular da Zona da Mata mineira

Autores

  • Emanuel Messias Arcas Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.24373

Palavras-chave:

educação popular, conflitos socioambientais, saber e poder

Resumo

Este aartigo tem como objetivo compreender as motivações políticas dos educadores responsáveis pela construção de uma universidade popular da Zona da Mata mineira. Esses agentes, oriundos de movimentos sociais camponeses, iniciaram tal empreendimento em 2015 – ano marcado pelo trágico rompimento da barragem de Fundão, distrito de Mariana (MG). Considerando a relevância deste dado para a pesquisa, produzida a partir de observação participante junto à comunidade escolar, propõe-se a análise do potencial que apresenta a crítica epistemológica realizada pelos educadores populares quanto às relações entre saber e poder, bem como suas contribuições à ação social e à formação política de atingidos por barragens da região, imersos em contextos de conflito socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERRER I GUÀRDIA, Francisc. La escuela moderna. Barcelona: Ediciones Solidaridad, 1912.

FOUCAULT, Michael. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

FRANK, André G. Acumulação Dependente e Subdesenvolvimento: repensando a teoria da dependência. São Paulo: Editora Brasiliense, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.

MÂNFIO, Antônio. Conscientização e Pedagogia da Alternância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO, 1., 1999. Anais… São Paulo: Fundação VITAE-SIMFR-UNEFAB, 1999.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Epistemologias do sul. Com Maria Paula (Org.). Coimbra: Edições Almedina, 2009.

WALLERSTEIN, Immanuel. O Sistema Mundial Moderno: a agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no século XVI. Nova Iorque: Academic Press, 1974.

WOLF, Eric. Sociedades Camponesas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

VIEIRA, E. M. A. Da lama à (super)ação: um estudo de caso sobre a Escola Nacional de Energia Popular da Zona da Mata mineira. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 440–465, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2020.24373. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/24373. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos