Sobre cozinhas e seus sujeitos

apontamentos sobre uma pesquisa doutoral

Autores

  • Juzélia de Moraes Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2015.2737

Palavras-chave:

Práticas de cozinha, Estudos do cotidiano, Cultura visual

Resumo

Este artigo busca traçar algumas considerações sobre minha investigação doutoral – Ao sabor das Narrativas: sujeitos, cotidiano e práticas de cozinha – na qual me propus a pensar como os sujeitos produzem-se e são produzidos com base em suas práticas de cozinha. Para tanto, apresento nesta escrita apontamentos sobre como realizei diálogos entre os estudos do cotidiano, a cultura visual e os fazeres culinários, e de como essa temática adentrou o âmbito acadêmico e se constituiu dentro dele.

Biografia do Autor

  • Juzélia de Moraes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

    Professora da Universidade do Estado Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás

Referências

BROCKMEIER, J.; HARRE, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, n. 16 (3), 2010. p. 525-535.

CERTEAU, Michel. A Invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.

CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2, morar, cozinhar. Petrópolis: Artes de Fazer, 2003.

ILLERIS, H.; ARVEDSEN, K. Fenômenos e eventos visuais: algumas reflexões sobre currículos e pedagogia da cultura visual. In: Raimundo Martins & Irene Tourinho, (Orgs.). Culturas das Imagens: Desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012. p. 281-299.

MITCHELL, W. J. T.. Mostrando el ver: una crítica de la cultura visual in.: Estudios Visuales, nº1, dez, 2002. p. 230-249.

MIRZOEFF, N. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

VICTORIO FILHO, Aldo. A arte na/da educação: a invenção cotidiana da escola. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sobre cozinhas e seus sujeitos: apontamentos sobre uma pesquisa doutoral. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 22, n. 1 e 2, p. 62–79, 2016. DOI: 10.35699/2316-770X.2015.2737. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2737. Acesso em: 18 dez. 2024.