Cronologia na Corologia

a construção de uma perspectiva temporal

Autores

  • Pedro Henrique Corrêa de Araújo Barros Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Roberto Célio Valadão Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2016.2766

Palavras-chave:

Geografia, Geomorfologia, Tempo Geológico, Uniformitarismo

Resumo

A Geomorfologia, como tradicional subcampo do saber geográfico, prima, por essência, pelo caráter espacial dos fenômenos atrelados às dinâmicas inerentes da superfície terrestre. Entretanto, para compreender suas respectivas morfologias é obrigatório repertoriá-las, não somente no espaço, mas, fundamentalmente, através do tempo. Desde que o mundo deixou de ter a esguia e finita história proclamada pelas Sagradas Escrituras e debutou numa imensidão jamais imaginada, os estudos referentes à atuação processual foram catapultados a uma outra ordem de análise. Assim, o objetivo do presente trabalho é evidenciar que a perspectiva de tempo geológico fora historicamente construída e que os desdobramentos metodológicos que dela alvoreceram acabaram por balizar essa ciência natural, também, à luz dos estudos contingenciais, típicos de um campo essencialmente historicizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Corrêa de Araújo Barros, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências. da Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

BARROS, P. H. C. de A.; VALADÃO, R. C. Cronologia na Corologia: a construção de uma perspectiva temporal. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, p. 196–221, 2017. DOI: 10.35699/2316-770X.2016.2766. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2766. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)