Memórias do Futuro

Autores

  • Comissão Editorial Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

O momento atual tem trazido vários desafios para a sociedade, como aqueles pro-vocados pela eclosão da COVID-19 e os problemas e questões que a pandemia suscitou e ainda tem suscitado. Porém, este não é o único tema que tem chamado nossa atenção e provocado mudanças de hábitos, costumes, crenças, projetos, que já estão em curso há mais tempo, devido também a outros fatores, que envolvem trans-formações políticas, culturais, econômicas, sociais que têm desafiado a sociedade e a levado a buscar estratégias para se reinventar. O aumento da importância das novas tecnologias na nossa vida, sem dúvida intensificada ainda mais pela necessidade do distanciamento social, nossa imersão nas redes sociais, a questão da difusão das fake-news, os desafios trazidos com o avanço das pesquisas sobre inteligência artificial, os questionamentos sobre etnias, gênero e religião, os problemas do meio ambiente, a política, temas sociais e econômicos têm prenunciado um futuro de incertezas, não se tratando somente de uma questão local, mas mundial, apontando para a possibilidade de um futuro distópico.

[...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, A. Canon and Archive. In ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed). Cul-tural Memory Studies. An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin, New York: W de G, 2008.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte, UFMG, 2013.

Downloads

Publicado

2022-07-28

Como Citar

EDITORIAL, C. Memórias do Futuro. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 9–25, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/40615. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial