Paralelos entre as inteligências natural e artificial a partir de um comparativo epistemológico

limitações e impactos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47680

Palavras-chave:

inteligência artificial, psicologia social, psicologia cognitiva, ética da tecnologia, futuro do trabalho

Resumo

O estudo aborda a relação entre inteligência natural e artificial, destacando as limitações da IA atual em comparação com a humana. O trabalho realiza  um comparativo epistemológico tomando como referencial a epistemologia genética piagetiana e o ethos humano. Analisam-se alguns aspectos da experiência humana que se acentuam como tais limitações: a afetividade, a moralidade, a criatividade e a ética. A  afetividade humana desempenha um papel fundamental sobre as conclusões às quais a cognição humana chega. A IA carece da capacidade de desenvolver uma noção cognitiva de si mesma e, portanto, de moralidade, e a forma como é concebida não permite que novas estruturas cognitivas sejam produzidas para viabilizar uma criatividade completa. O entendimento sobre a ética humana contribui também para o entendimento dos impactos da IA. A análise, por fim, indica cenários para a aplicação de inteligência artificial, de acordo com suas limitações em cada caso.

Biografia do Autor

  • Luiz Joaquim Dias de Lima Nunes, Universidade de São Paulo (USP)

    Mestre e doutorando em Psicologia Social e do Trabalho pelo IP-USP. Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pelo IME-USP, com habilitação em Comunicação Científica na ECA-USP. Consultor, professor e pesquisador em inteligência artificial, psicologia ambiental e ética.

  • Mariana Inés Garbarino, Universidade Federal do ABC (UFABC)

    Psicóloga formada pela Universidad de Buenos Aires. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Realizou estágio de doutorado na Université Paris Diderot. Atualmente, é professora visitante da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Referências

ASIMOV, Isaac. Liar!, em Astounding Science Fiction, edição de maio de 1941. Disponível em https://archive.org/stream/Astounding_v27n03_1941-05#page/n41/mode/2up. Último acesso em 07/08/2023.

CHVÁTAL, Václav. Linear Programming. New York: W. H. Freeman, 1983.

DREYFUS, Hubert. Being-in-the-World: A Commentary on Heidegger’s Being and Time, Division I. Cambridge: MIT Press, 1991.

DREYFUS, Hubert. What Computers Can’t Do: The Limits of Artificial Intelligence. 1972. Disponível em https://archive.org/details/whatcomputerscan017504mbp/page/n7/mode/2up. Último acesso em 07/08/2023.

DREYFUS, Hubert. Why Heideggerian Artificial Intelligence failed and how fixing it would require making it more Heideggerian, em Philosophical Psychology. Londres: 2007.

DUSKA, Ronald & WHELAN, Mariellen. O desenvolvimento moral na idade evolutiva: um guia a Piaget e Kohlberg. São Paulo: Loyola, 1994.

FOOT, Philippa. The Problem of Abortion and the Doctrine of the Double Effect, na revista Oxford Review, número 5 Oxford: Basil Blackwell. 1967.

GOMES, Rodrigo Benevides Barbosa. Hubert Dreyfus e Martin Heidegger: Representação e Cognição, na revista Kinesis, volume X, em 22/07/2018. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8070. Último acesso em 07/08/2023.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005. Publicação original em 1927.

LA TAILLE, Yves de. O Sentimento de Vergonha e suas Relações com a Moralidade, em Psicologia: Reflexão e Crítica, edição 15, 13-25. Porto Alegre: Springer, 2002.

MACEDO, Lino de. As estruturas da inteligência, segundo Piaget: ritmos, regulações e operações. Rio de Janeiro: 1980.

PIAGET, Jean. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique, 2005.

PIAGET, Jean. Psychology of Intelligence. New Jersey: Littlefield, Adams & Co., 1960.

PIAGET, Jean, & INHELDER, Bärbel. A Psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1974.

RIBEIRO, Sandra Maria Patrício. Lições preliminares para o estudo do ethos humano contemporâneo. Tese de livre docência. São Paulo: 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/47/tde-05042019-100757/pt-br.php. Último acesso em 07/08/2023.

RIBEIRO, Sandra Maria Patrício. Uma perspectiva para a compreensão do ethos humano, em Ethos Humano e mundo contemporâneo. São Paulo: Baracoa, 2019.

THOMPSON, Judith. Killing, letting die, and the trolley problem, na revista Monist: An International Quarterly Journal of General Philosophical Inquiry, volume 59, páginas 204-217. 1976.

TURIEL, Elliot. The development of social knowledge: Morality and convention. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Paralelos entre as inteligências natural e artificial a partir de um comparativo epistemológico: limitações e impactos. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 30, n. fluxo contínuo, 2024. DOI: 10.35699/2965-6931.2023.47680. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/47680. Acesso em: 22 dez. 2024.