Inteligência e inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.53063

Palavras-chave:

inteligência artificial

Resumo

O XXI foi saudado como o século da biologia. Craig Venter e Daniel Cohen (2004) formularam essa ideia "Se o século 20 fosse o século da física, o século 21 seria o século da biologia. Enquanto a combustão, a eletricidade e a energia nuclear definiram o avanço científico no século passado, a nova biologia da pesquisa genômica – que fornecerá o projeto genético completo de uma espécie, incluindo a espécie humana – definirá a próxima”. A biologia avançou tremendamente nas últimas duas décadas e teve uma grande participação no desenvolvimento da ciência e da indústria. No entanto, pode-se questionar se os recentes avanços da Inteligência Artificial, e seu potencial de transformação das práticas atuais na sociedade, não desafiam o suposto impacto certamente profundo das ciências biológicas como campo de pesquisa dominante. Evoluindo com altos e baixos, desde o século passado, a IA mostrou seu potencial para interferir na tomada de decisões e decisões em muitos aspectos da atividade humana. Desenvolvimentos recentes em linguagens naturais desafiam a velha percepção de que a substituição do trabalho humano pelas máquinas seria restrita a robôs que executam tarefas mecânicas inseguras ou tediosas. A recente pandemia trouxe mudanças nas práticas humanas que minimizam a necessidade de presença pessoal no local de trabalho, difundindo exponencialmente métodos de trabalho que estavam restritos a ambientes selecionados, proporcionando um impulso adicional às mudanças causadas pela IA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Duarte, Júlia Tupynambá. "A aplicação da tutela da proteção de dados pessoais no caso das portas interativas digitais do metrô de São Paulo." Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)-Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2019).

Venter, Craig, and Daniel Cohen. "The century of biology." New Persp. Q. 21 (2004): 73.

Publicado

2024-06-19

Como Citar

GUIMARÃES, F. G.; DE LAS CASAS, E. B.; FUJITA, A.; FUKUDA, T. Inteligência e inteligência artificial. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 30, n. fluxo contínuo, 2024. DOI: 10.35699/2965-6931.2023.53063. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/53063. Acesso em: 17 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)