Ofícios e saberes profissionais
a especificidade da construção civil habitacional
DOI:
https://doi.org/10.35699/2965-6931.2024.53079Palavras-chave:
ofícios, saberes profissionais, aprendizagem, construção civil habitacionalResumo
O artigo tem como objetivo uma discussão sobre ofícios e saberes profissionais socialmente constituídos no ambiente de trabalho. A partir de uma reflexão sobre a constituição social dos saberes profissionais analisa-se os saberes considerados dominantes e os de ofícios, trabalho prescrito e trabalho real, estendendo a discussão para os processos de aprendizagem desses saberes no setor da construção civil habitacional. As análises se baseiam em duas pesquisas de campo, a partir de técnicas qualitativas, realizadas em contextos e momentos históricos diferentes, ambas com foco no processo de aprendizagem profissional. Destacamos, a partir das pesquisas, a centralidade da memória, da criatividade e dos saberes desenvolvidos in loco no cotidiano dos trabalhos. Destaca-se a configuração e permanência dos saberes e a potencialidade que emerge da articulação entre os processos de aprendizagem laboral que se pode se desenvolver em diferentes ambientes formativos.
Referências
BARATO, Jarbas N. Oficinas e conhecimento: um desafio para a capacitação de docentes em educação profissional e tecnológica. Brasília: UNESCO Brasil, 2021.
BARONE, Rosa Elisa M. Canteiro-Escola – trabalho e educação na construção civil. São Paulo: Educ, Fapesp, 1999.
BECKER. Howard. Boys in white. University of Chicago press, Chicago, 1961.
BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao Lap Top. Tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. Petrópolis, Editora Vozes, Florianópolis, Editora da UFSC, Unitrabalho. 2001.
BROCHIER. Christophe. Aprendizagem “in loco” nos canteiros de obras brasileiros. In: CHAUÍ, M. Cultura e democracia. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. 220p.
COSTA, Luciano R. Trabalhadores em Construção: mercado de trabalho, redes sociais e qualificação na Construção Civil. Curitiba: CRV, 2013.
COSTA, Luciano R. e BARONE, Rosa Elisa M. Qualificação profissional em construção: formação e aprendizagem na construção civil. CRV, Curitiba. 2014.
DÉTIENNE, Marcel. VERNANT, Jean-Pierre. Métis: as astúcias da inteligência. Odysseus, São Paulo 2008.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. 149p.
HOLZER, W. O lugar na Geografia Humanista. Revista Território. Rio de Janeiro, ano IV, n.7. p. 67-78, 1999. Disponível em: http://www.revistaterritorio.com.br/pdf/07_6_holzer.pdf. Acesso em 07 Fev. 2022.
INTERNATIONAL LABOR ORGANIZATION BUILDING - ILO. Civil Engineering and Public Works Committee. Skill requirements, training and retraining in the Building, Civil Engineering and Public Works Industries. ILO, Switzerland, April,1992.
JONES, B. e WOOD, S. Qualifications tacites, divisiona Du travail et nouvelles tecnologies. Rev. Sociologie du travail. Paris, n. 4, p. 407-421, 1984.
LEITE LOPES, José Sérgio. O vapor do diabo. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1976.
MEJÍA, M. Urgencias de la educación latinoamericana. Revista Internacional sobre Investigación en Educación Global y para el Desarrollo, 2014, p. 86-116. Disponível em http://educacionglobalresearch.net/wp-content/uploads/02-EGR-5-Mejia-Castellano.pdf
PESSANHA, E. Processo de trabalho e resistência fabril e participação política na construção naval. Anpocs, Campos do Jordão, 1986.
PERROW. Charles. Análise organizacional: um enfoque sociológico. Atlas, São Paulo,1976.
RYLE, G. The concept of mind. Chicago: Chicago University Press, 1984.
SENNETT, Richard. O artifice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2013.
STANISKI, A. KUNDLATSCH, C. A., PIREHOWSKI, D. O conceito de lugar e suas diferentes abordagens. Revista Perspectiva Geográfica. Cascavel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. V.9, N.11 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/11154. Acesso em 07 fev. 2022.
TOMASI, A.; MENDES SILVA, I. M. Ofícios de ontem e ofícios de hoje: Ruptura ou continuidade. In: BARONE, R. E. M.; APRILE, M. R. Ofícios e Saberes. Permanências, mudanças e rupturas no mundo do trabalho. Curitiba: Appris, 2019. p. 19-27.
VATIN, François. Epistemologia e sociologia do trabalho. Instituto Piaget. Lisboa, 2002.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência, São Paulo, Ed. Atlas, 2001.