As leis da natureza e o modelo de desenvolvimento (in)sustentável

como o sistema educacional pode sustentar a vida e o planeta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2024.53178

Palavras-chave:

desenvolvimento educacional, leis naturais, sustentabilidade

Resumo

O artigo discute as descobertas científicas e suas aplicações, pelo Homo sapiens ao longo da história, em especial, os efeitos negativos para os seres vivos e para o planeta. O modelo de desenvolvimento trilhado pela humanidade, baseado na lógica clássica, tem se mostrado insustentável. Uma nova perspectiva sobre as leis da natureza pode guiar uma lógica que propicie um modelo de desenvolvimento sustentável. É discutido brevemente os impactos causados pela epidemia do Corona vírus (covid-19), os efeitos do desmatamento da Amazônia e do Cerrado. Finalmente, faz sugestões para o modelo de sistema educacional que precisa também de uma alteração significativa. Somente com um modelo de desenvolvimento educacional novo é que o modelo de desenvolvimento humano, social e ambiental serão uma realidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRO É TOP? Uma radiografia de tudo que o agronegócio não quer que você saiba. Marcos Emílio Gomes | Edição 192, setembro 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-agro-e-top/. Acesso em: 26 jun. 2024.

ANDERSON, P. A política norte americana e seus teóricos. São Paulo: Boitempo, 2015.

ASIMOV, I. The Origin of the Universe em ORIGINS: How the World Came to Be, série em video, Eden Communications, EUA, 1983.

BARBOSA, F. A. R. Limnology and the sustainable use of water in Brazil: visions and challenges. Oecologia Australis, v. 26 (2), p. 112-117, 2022. Doi: https://doi.org/10.4257/oeco.2022.2602. Acesso em 26 jun 2024.

BREGMAN, R. Humanidade. Uma história otimista do Homem. Tradução de Claudio Carina. São Paulo. Planeta, 2021.

COLAGRANDE, E. A.; FARIAS, L. A. Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e81232, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Yrs9h4KZCkS9KLKrktDQwHS/?lang=pt#. Acesso em 26 jun. 2024.

DETOEUF, M. S. A dança do universo. Cendotec, São Paulo, 1986.

EINSTEIN, A. Carta de Albert Einstein para Franklin Delano Roosevelt, 1939, Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_Einstein-Szilárd Acesso em: 26 jun. 2024.

FLANNERY, T. The Future Eaters: an ecological history of the Australian Lands and People, Ch. 8 The Diversity Enigma, Reed New Holland, 1994.

GHDx, 2008. GLOBAL HEALTH DATA EXCHANGE, Statistics on world population. GDP and per capita GDP.1-2008 AD, Angus Maddison, IMF, 2008.

GUAJAJARA, Sônia: Para nós, cultura é tudo que somos, é nosso modo de vida e também sinônimo de luta. Nonada. 11 de janeiro de 2023. Disponível em: https://www.nonada.com.br/2023/01/sonia-guajajara-para-nos-cultura-e-tudo-que-somos-e-nosso-modo-de-vida-e-tambem-sinonimo-de-luta/. Acesso em: 25 jun. 2024

HANUSCH, Horst; CHAKRABORTY, Lekha; KHURANA, Swati . Fiscal Policy, Economic Growth and Innovation: An Empirical Analysis of G20 Countries. Levy Economics Institute, Working Paper No. 883, February 27, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2924801 . Acesso em: 26 jun. 2024.

HARARI, Y. N. Sapiens. Uma breve história da humanidade. São Paulo. Companhia das Letras, 2020.

IPCC. Aquecimento global de 1,5°C: sumário para formuladores de Políticas.Trad. Mariane Arantes Rocha de Oliveira. 6 out. 2018. Disponível em: https://www.ipcc.ch>SPM-Portuguese-version. Acesso em: 25 jun. 2024.

JORNAL NACIONAL Desmatamento na Amazônia cai, mas desmatamento no Cerrado aumenta. G1, Rede Globo. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/04/12/desmatamento-na-amazonia-cai-mas-devastacao-aumenta-no-cerrado.ghtml. Acesso em 26 jun. 2024.

KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés; prefácio de Eduardo Viveiros de Castro — 1a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2015.

KURZWEIL, R. The singularity is near: when humans transcend biology. Penguin Books, 2006.

LORENZ, K. On Aggression, Bantam Edition, 1967.

MACHADO. Leandro. Brasil é competitivo porque exporta soja sem cobrar por água e biodiversidade perdidas, diz cientista. São Paulo: BBC News Brasil, 3 set. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62718299. Acesso em 26 jun. 2024.

MANN, T. A Montanha Mágica. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MARX, K.; ENGELS, F. Manisfesto do Partido Comunista. [1848]. 3. ed. São Paulo: Sundermann, 2017. 70 p.

ONU. PNUMA 2022. Disponível em: https://www.unep.org/annualreport/pt-br/node/71?%2F=. Acesso em: 26 jun. 2024.

RITCHIE, H. Not the End of the World: How We Can Be the First Generation to Build a Sustainable Planet. Little, Brown Spark, 2024.

SÁ BARRETO, F.C., Estevam Las Casas e Patricia Franca-Huchet. Desafios do conhecimento na transformação para um mundo melhor. Prolegômenos, ebook, Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, Editora UFMG, Belo Horizonte, 2022 (em preparação).

SÁ BARRETO, F.C. Educação Superior Brasileira na Contemporaneidade: Desafios. A Universidade do Amanhã, Ver. UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 22-53, jan./abr. 2021.

SIQUEIRA, E. Para Compreender o Mundo Digital, Editora Globo S.A., 2008.

STENGER, V. J. The Comprehensible Cosmos: Where Do the Laws of Physics Come From? Prometheus Books, Amherst, New York, USA, 2006.

WAMSLER, C. et al. Linking internal and external transformation for sustainability and climate action: Towards a new research and policy agenda. Global Environmental Change, vol. 71, 2021. Doi: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2021.102373 .

WAMSLER, C. et al. Theoretical foundations report: Research and evidence for the potential of consciousness approaches and practices to unlock sustainability and systems transformation. Report written for the UNDP Conscious Food Systems Alliance (CoFSA), United Nations Development Programme UNDP. 2022. Disponível em:

https://www.contemplativesustainablefutures.com/_files/ugd/4cc31e_143f3bc24f2c43ad94316cd50fbb8e4a.pdf

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

BARRETO, F. C. de S. As leis da natureza e o modelo de desenvolvimento (in)sustentável: como o sistema educacional pode sustentar a vida e o planeta. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 31, n. fluxo contínuo, 2024. DOI: 10.35699/2965-6931.2024.53178. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/53178. Acesso em: 21 nov. 2024.